Ecologia, mundialização, espiritualidade

Ecologia, mundialização, espiritualidade Leonardo Boff


Compartilhe


Ecologia, mundialização, espiritualidade





Em 'ECOLOGIA, MUNDIALIZAÇÃO E ESPIRITUALIDADE', Leonardo Boff alimenta a esperança bem-fundada de que outra globalização de natureza política, cultural, e ética torna-se possível se houver espaço para espiritualidade na vida das pessoas e das sociedades.

Para o autor, três grandes complexos temáticos agitam a discussão mundial atual: a ecologia, a mundialização e a espiritualidade.

Com as mudanças climáticas, a questão da ecologia se tornou vital. Ela é a resposta inadiável às ameaças ao nosso planeta e ao futuro da vida. Para onde nos leva a globalização? Vivemos a idade de ferro desse processo de base econômico-financeira que exclui e marginaliza milhões de pessoas.

A espiritualidade sempre ressurge quando uma civilização como a nossa - globalizada - entra em crise. De acordo com a espiritualidade se elaboram os grandes sonhos e um sentido superior, capazes de sustentar outro ensaio civilizatório. A espiritualidade não é monopólio das religiões, mas está profundamente ligada ao humano. Cabe dar-lhe espaço na vida das pessoas e das sociedades para que a travessia para uma nova sociedade mundial se faça de forma construtiva e integradora.

Ensaios / Filosofia / Política / Religião e Espiritualidade / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Ecologia, mundialização, espiritualidade

Similares

(14) ver mais
A Opção Terra: a Solução para a Terra não cai do Céu
EVANGELHO DO CRISTO COSMICO: A BUSCA DA UNIDADE DO TODO NA CIENCIA E NA RELIGIAO
Gaia: Uma Teoria do Conhecimento
Ecoteologia: Um mosaico

Resenhas para Ecologia, mundialização, espiritualidade (1)

ver mais
Democracia ecológico-social.
on 18/4/12


Cada ser, animado ou inanimado, possui um valor em si mesmo. ele tem suas potencialidades e seus limites dentro de seu ecossistema. para a inteligência e a afetividade humanas, cada ser constitui uma provocação de decifração da mensagem de vida, beleza e racionalidade que ele contem em si mesmo. cada, ser em especial os seres vivos, merece ser reconhecido e também respeitado em sua alteridade. ninguém tem o direito de agredir e destruir o que o imenso processo de evolução demorou bilhõ... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 3.6 / 14
5
ranking 14
14%
4
ranking 43
43%
3
ranking 36
36%
2
ranking 0
0%
1
ranking 7
7%

48%

52%

Chris
cadastrou em:
11/01/2010 13:44:52
Cardoso
editou em:
19/12/2018 17:11:16