Ecos noturnos

Ecos noturnos Vagalume [Francisco Guimarães] (Orgs.) Leonardo Affonso de M. Pereira...


Compartilhe


Ecos noturnos (Coleção: Rio de Crônicas #3)





Reúnem-se aqui as 45 crônicas da série Ecos noturnos, publicadas entre março e maio de 1904 por Francisco Guimarães, o Vagalume, no jornal A Tribuna. Nascido numa família de trabalhadores negros, na segunda metade da década de 1870, ele vem sendo lembrado pela publicação, em 1933, do livro Na roda do samba. Muito antes, no entanto, Francisco Guimarães já construía uma bem-sucedida carreira na imprensa carioca, iniciada na redação do Jornal do Brasil nos primeiros anos do século XX. Foi o sucesso de sua primeira experiência profissional que o levou a assumir na folha concorrente a série em que adotou, pela primeira vez, o pseudônimo com o qual se consagraria.

As crônicas de Vagalume, voltadas para aspectos pouco conhecidos da vida noturna da capital federal, tematizam o universo dos salões suburbanos, dos distritos policiais, dos botequins e restaurantes baratos, dos teatros populares e dos espaços de trabalho daqueles que exerciam seus ofícios à noite. Em sua narrativa, esses diferentes espaços se alternam e se misturam, compondo um mosaico notívago do Rio de Janeiro, bem como forjando uma perspectiva singular sobre a jovem capital federal que a mantém distante das imagens de modernidade e elegância com que ainda costuma ser representada.

Crônicas

Edições (1)

ver mais
Ecos noturnos

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Igo L
cadastrou em:
03/05/2018 19:23:05
Jenifer
editou em:
18/06/2021 17:06:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR