Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles filho de Sófilos


Compartilhe


Édipo Rei





Édipo Rei é uma peça de teatro grega, em particular uma tragédia, escrita por Sófocles por volta de 427 a.C.. Aristóteles considerou esta obra o mais perfeito exemplo de tragédia grega.

O termo Complexo de Édipo, criado por Freud, foi inspirado nesta obra e descreve os sentimentos de um menino: desejo pela mãe e ciúme e raiva em relação a seu pai.

Édipo é um personagem da mitologia grega, famoso por matar o pai e casar-se com a própria mãe. Filho de Laio e de Jocasta, pai de Etéocles, Ismênia, Antígona e de Polinice.

Segundo a lenda grega, Laio, o rei de Tebas havia sido alertado pelo Oráculo de Delfos que uma maldição iria se concretizar: seu próprio filho o mataria e que este filho se casaria com a própria mãe.

Por tal motivo, ao nascer Édipo, Laio abandonou-o no monte Citéron pregando um prego em cada pé para tentar matá-lo. O menino foi recolhido mais tarde por um pastor e batizado como "Edipodos", o de "pés-furados", que foi adotado depois pelo rei de Corinto e voltou a Delfos.

Édipo consulta o Oráculo que lhe dá a mesma previsão dada a Laio, que mataria seu pai e desposaria sua mãe. Achando se tratar de seus pais adotivos, foge de Corinto.

No caminho, Édipo encontrou um homem e sem saber que era seu pai o matou, pois Laio o mandou sair de sua frente.

Depois de derrotar o homem casa-se com a sua mulher, não sabendo que era também a sua mãe biológica.

Tradução de Annibal de Andrada Mascarenhas.

Ficção

Edições (1)

ver mais
Édipo Rei

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 5
5
ranking 20
20%
4
ranking 60
60%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Amália
cadastrou em:
26/12/2018 16:53:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR