Educação e Poder

Educação e Poder Michael W. Apple


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Michael W. Apple, professor da Universidade de Wisconsin, é conhecido por ter sido um dos primeiros a introduzir preocupações políticas na análise do currículo. Seu livro anterior, 'Ideologia e Currículo', é uma séria crítica tanto às teorias existentes sobre o currículo quanto às práticas curriculares adotadas nas escolas. Em 'Educação e Poder', Apple retoma essa crítica. Partindo de uma reflexão sobre seu próprio trabalho anterior e sobre as influentes teorias da reprodução cultural e social, ele refina e aperfeiçoa sua análise para introduzir elementos de contradição, resistência e oposição num quadro em que havia antes apenas reprodução, imposição e passividade. Além disso, chama a atenção para o importante papel que as escolas têm na produção do conhecimento, não apenas na sua distribuição. Apple vai também até o 'outro lado do currículo oculto', o trabalho, para ver como funciona aquele local para o qual as escolas supostamente preparam e quais são as reais conexões entre os dois. Uma outra importante contribuição de Apple neste livro é sua ênfase nos aspectos reprodutivos embutidos na forma assumida pelo conhecimento escolar, em contraste com a ênfase habitualmente dada às mensagens ideológicas explícitas do conteúdo.

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Tiago Ribeiro Santos
cadastrou em:
07/09/2010 22:03:33

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