Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil

Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil José Antônio Marçal...


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Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil





No Brasil, a implantação e a implementação de políticas de ações afirmativas se deram a partir de 1990 após as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao mesmo tempo que evidenciam um reconhecimento público das diferenças, essas políticas contribuem para o combate de desigualdades socioeconômicas entre os grupos sociais que compõem a sociedade brasileira. Utilizando uma abordagem historicista, ou seja, admitindo que as teorias e os fatos são históricos e apresentam relação entre si, esta obra procura evidenciar os motivos do surgimento e desenvolvimento do contexto sociocultural e científico que proporcionou uma educação escolar que respeita a diversidade cultural. Há, ainda, recursos que facilitam a aprendizagem, tais como sugestões de atividades e de leituras complementares.

Educação

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2021 LIVRO 30 – Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro
on 26/8/21


Esse é um livro que em poucas páginas faz uma introdução relevante sobre a temática: a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) quando através das Leis n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003 (Brasil, 2003), e n. 11.645, de 10 de março de 2008 (Brasil, 2008a), foram instituídos os artigos 26-A e 79-B os quais tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana e indígena na educação básica em nosso país. Leitura agradável e acessível... leia mais

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