Educação não violenta

Educação não violenta Elisama Santos


Compartilhe


Educação não violenta


Como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças




A partir de sua experiência como consultora de comunicação não violenta (CNV) e comunicação consciente, educadora parental e mãe de duas crianças, Elisama Santos propõe uma conversa com pais e mães que desejam construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogo – e querem estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em si mesmos e nos filhos. A ideia é que o processo de construção de conhecimento torna-se positivo quando ocorre por meio da empatia e reflexão crítica.

Assim, a autora apresenta conceitos que podem ajudar pais e filhos a se aproximarem, conectando-se com os próprios sentimentos e comunicando-os ao outro de forma objetiva e respeitosa: a comunicação não violenta, de Marshall Rosenberg; a atenção plena (mindfulness), do zen-budismo; a disciplina positiva, de Jane Nelsen; e a inteligência emocional, de Daniel Goleman.

Este livro é uma alternativa à cultura autoritária que justifica o uso da violência e da repressão como método educativo. Aqui buscam-se caminhos para uma educação mais solidária e compreensiva, acreditando ser possível educar as crianças com consciência, para que as próximas gerações possam colher os frutos de um mundo mais amoroso e justo.

Educação / Psicologia

Edições (1)

ver mais
Educação não violenta

Similares

(2) ver mais
Educar Sem Violencia
Por que gritamos

Resenhas para Educação não violenta (23)

ver mais
Repetitivo
3 weeks, 4 days ago


Acho que li a palavra workshop umas 500 vezes no livro, talvez mais. Tudo acontece nos workshops da autora. Podia ter uma dinâmica diferente que não cansasse tanto.... leia mais

Estatísticas

Desejam55
Trocam1
Avaliações 4.5 / 147
5
ranking 68
68%
4
ranking 25
25%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

13%

87%

Gislaine
cadastrou em:
23/01/2019 08:46:06
Natani
editou em:
24/12/2020 15:28:21