Em Busca de Lincoln

Em Busca de Lincoln Vianna Moog

Compartilhe


Em Busca de Lincoln





A história é muito mais do que a soma das vidas humanas. Às vezes, porém, uma figura de homem parece representá-la, resumi-la e esgotá-la. Neste caso está Lincoln, o "Unificador", que por isto mesmo se fez uma legenda sagrada para o seu país e para toda a humanidade. Nessa legenda, entretanto, a vida de Lincoln e a sua própria pessoa são apenas um elemento de tudo quanto aconteceu, e é difícil isolar esse elemento no imenso contexto da situação histórica. Por isto é natural que ele se faça o símbolo de todo o acontecimento e que a curiosidade e o afeto humanos se debrucem sobre o escolhido que a história transformou em mito e legenda. Poucos, na história, sofreram como Lincoln essa insaciável curiosidade humana. Sobre ele se escreveram vários milhares de livros e dezenas de milhares de estudos e artigos. Depois de Napoleão, é o homem mais biografado do mundo.
Vianna Moog, um século após a morte do herói, atira-se também à aventura da busca de Lincoln, procurando descobri-lo na sua verdade humana, dentro de sua imensa e longamente construída legenda. E o livro que nos dá é um estudo medular, denso, produto de estudos profundos, de pesquisas pacientes, de leituras e de meditações que se estendem por mais de vinte anos. E, não obstante, flui como uma novela policial, apesar, ou melhor, por causa mesmo do espírito que a anima: um misto de grande admiração e de fria, lúcida, seca e implacável necessidade de compreender. Muitos poderão chocar-se com algumas corajosas revelações do livro. Mas o gênio do escritor e do romancista e o saudável humor com que Vianna Moog areja a sua obra, vão fazer deste livro de penetrante intuição e agudos fulgores de análise, um competidos certo no seu já clássico Bandeirantes e Pioneiros. No fundo, estamos aqui diante do romance de Moog, escritor e artista brasileiro colocado em face de Lincoln, escritor e artista americano e, ao mesmo tempo, ator de um dos maiores papéis da História Universal.
Impossível não sentir a contribuição original que Vianna Moog vem trazer com a sua nova obra aos estudos lincolnianos. Aliás, tem títulos especiais e altos para por Lincoln em perspectiva perante a consciência nacional. Mais do que isto, para colocar Lincoln perante a consciência humana numa perspectiva brasileira. O principal autor da epopeia lincolnianda é aqui examinado telescópica e microscopicamente, ao mesmo tempo reveladora e desconcertante, que muitos poderão recusar, mas que todos certamente quererão ver. Este é de fato um livro. Um livro terrivelmente lúcido, de uma inteligência que, dividida entre a admiração e a necessidade de compreender um homem e um artista arrebatado e destruído por um momento de convulsão na história humana, jamais perde equilíbrio. Sim, está aqui um livro que toda a gente vai ler, admirar, reler e discutir.

Anísio Teixeira

Edições (1)

ver mais
Em Busca de Lincoln

Similares

(3) ver mais
Lincoln
Lincoln
O dia em que Lincoln foi assassinado

Resenhas para Em Busca de Lincoln (1)

ver mais
LINCOLN E A TARTARUGA
on 27/10/19


(...) Johnston com uma tartaruga na mão e, num impulso joga a tartaruga com toda a força contra uma árvore, esborrachando-lhe o casco (...) (...) A reação de Lincoln é instantânea e desconcertante. Sai a correr e vai apanhar a Bíblia dentro da casa. Depois invectiva, furioso, o procedimento de Johnston. E, dentro em pouco, invocando uma passagem da Bíblia, está dissertando com veemência sobre a crueldade e fazendo as meninas chorarem. (...) (...) Lincoln no momento em que s... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

91%

9%

SC Martins
cadastrou em:
22/02/2014 16:10:13
orffeus
editou em:
02/05/2015 02:44:35