Em Defesa da Comida

Em Defesa da Comida Michael Pollan


Compartilhe


Em Defesa da Comida


Um Manifesto




Neste manifesto a favor de uma alimentação de verdade, Michael Pollan nos prova que, em vez de alimentos, somos levados a ingerir “substâncias comestíveis parecidas com comida”. O autor denuncia as razões para nossa alimentação se basear em produtos processados colocados à disposição de acordo com as prioridades da agroindústria e da indústria alimentícia, e conforme os dogmas da ciência da nutrição.



Pollan investiga também os motivos de a maior parte dos alimentos da dieta ocidental ser comercializada com destaque de seus benefícios à saúde. Hoje os comestíveis anunciam “vitaminas”, “baixo teor de gordura” ou “enriquecimento” com ômega-3, ferro, magnésio, soja — e uma série de elementos pretensamente saudáveis, que variam conforme campanhas de marketing fundamentadas em diretrizes econômicas e/ou governamentais. Em defesa da comida ressalta que esse deve ser o primeiro sinal de alerta. Afinal, quatro das dez principais causas de morte na atualidade são doenças crônicas ligadas à alimentação: distúrbios coronarianos, diabetes, AVC e câncer.



Se nos falta comida de verdade — aquela que nossas avós reconheceriam como comida e que dispensava rótulos com as porcentagens de adição de substâncias benéficas, nutrientes, teor calórico ou índices de gorduras —, o autor mostra o que de fato aconteceu e desvirtuou a cadeia alimentar. Por isso ele indica o que fazer propondo hábitos simples e libertadores: Coma comida. Não muita. Principalmente vegetais.



Saúde e alimentos não-industrializados andam juntos. E apesar das verdadeiras ameaças ao bem-estar disponíveis nas prateleiras dos supermercados, podemos escapar das doenças crônicas resultantes dessa dieta realocando nossos hábitos e nosso apetite. Em defesa da comida aponta as escolhas que podem transformar nossa compreensão do que significa ser saudável, e levar ainda mais prazer às refeições.

Edições (1)

ver mais
Em Defesa da Comida

Similares

(6) ver mais
Cozinhar
Por que Engordamos: E o que Fazer Para Evitar
A Pequena Cozinha em Paris
Sal, Açúcar, Gordura

Resenhas para Em Defesa da Comida (8)

ver mais
1ª parte - A ERA DO NUTRICIONISMO
on 16/5/11


Na introdução do livro, Pollan faz uma revisão sobre o histórico da alimentação. Mostra principalmente as mudanças que ocorreram no modo de se alimentar e na qualidade desta alimentação ao longo dos anos. Parte 1 - A Era do Nutricionismo O autor, nesta primeira parte do livro, conta mais detalhadamente sobre muitas mudanças que ocorreram e continuam a ocorrer em relação à comida. Fala um pouco sobre a descoberta dos nutrientes e o surgimento do Nutricionismo. De alguns anos para cá, ... leia mais

Estatísticas

Desejam76
Trocam1
Avaliações 4.2 / 177
5
ranking 49
49%
4
ranking 31
31%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

26%

74%

leoberaldo
cadastrou em:
02/03/2009 15:51:13