Em defesa de um matemático

Em defesa de um matemático G. H. Hardy


Compartilhe


Em defesa de um matemático





G. H. Hardy foi um dos mais refinados pensadores deste século, renomado entre seus contemporâneos como um "verdadeiro matemático... o mais puro dos puros". Foi também, como afirma em seu prefácio C. P. Snow, "heterodoxo, excêntrico, radical, pronto para falar sobre qualquer coisa".



Em um aspecto ele era claramento superior a Einstein, Rutherford ou qualquer outro grande gênio: transformava qualquer obra do intelecto, maior, menor ou meno uma mera brincadeira, numa obra de arte. Acho que foi esse dom, mais do que tudo, que o fez, quase sem perceber, proporcionar tanto deleite intelectual. Quando Em Defesa de um Matemático foi publicado pela primeira vez, Graham Greene escreveu numa resenha que se tratava da melhor descrição de o que era ser um artista criativo.



Se for lido com a atenção textual que merece, Em Defesa de um Matemático é um livro de uma tristeza enorme. É verdade que se encontram nele o espírito e a mordacidade do bom-humor intelectual; a clareza cristalina e a franqueza ainda estão lá; o livro é, de fato, testamento de um artista criativo. Mas também é, de um modo estóico e discreto, um lamento apaixonado por um poder criativo que existira mas nunca voltaria a existir.

Edições (1)

ver mais
Em defesa de um matemático

Similares


Resenhas para Em defesa de um matemático (5)

ver mais
Forte
on 26/12/19


Além de grande matemático Hardy tem opiniões muito fortes sobre diversos pontos, muitos deles apontados nesse livro.... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 33
5
ranking 42
42%
4
ranking 39
39%
3
ranking 18
18%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

64%

36%

Helder Lima
cadastrou em:
25/04/2009 20:25:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR