Em que Crêem os que Não Crêem?

Em que Crêem os que Não Crêem? Umberto Eco


Compartilhe


Em que Crêem os que Não Crêem?





Em março de 1996 e março de 1997, o escritor Umberto Eco e o cardeal Carlo Maria Martini travaram um sofisticado e ruidoso debate sobre como os crentes e os não-crentes fundamentam seus valores morais e éticos. Agora em livro, esse debate constitui-se numa luminosa reflexão sobre as expectativas humanas diante do novo milênio.

A existência de Deus e a invenção de Deus; os fundamentos da ética e o respeito ao outro; as mulheres e o sacerdócio; a liberdade de escolha e de ação frente aos imperativos religiosos; o aborto; o respeito à vida; a engenheira genética; o apocalipse e a idéia de fim na cultura laica; a existência ou não de uma noção de esperança comum a crentes e não crentes.

Esses são alguns dos temas debatidos ao longo de um ano por um dos mais importantes pensadores laicos da atualidade e um cardeal da igreja de Roma. O diálogo entre Umberto Eco e Carlo Maria Martini foi travado, na forma de cartas, nas páginas da revista italiana "Liberal", e revelou um leigo dotado de grande conhecimento e profundas dúvidas religiosas, e um religiosos preocupado com os aspectos terrenos da vida.

Ao acalorado diálogo entre Eco e Martini se somam as vozes de um coro variado e curiosamente harmônico, composto pelos filósofos Emanuele Severino e Manlio Sgalambro, os jormalistas Eugenio Scalfari e Indro Montanelli, o teórico de extrema esquerda Vittorio Foa, fundador do jornal "Il Manifesto", e o ex-ministro e ex secretário do Partido Socialista Italiano Claudio Martelli. O resultado desse debate, travado com total liberdade dialética, é uma reflexão sobre os valores fundamentais do homem contemporâneo.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Em que Crêem os que Não Crêem?

Similares

(3) ver mais
Deus Existe?
Pecar e Perdoar
Crer ou Não Crer

Resenhas para Em que Crêem os que Não Crêem? (12)

ver mais
Creio logo existo (?)
on 5/7/09


Pergunta complexa a do título do livro. As pessoas sempre creem em algo ou em alguém. Os temas sugeridos pelos autores são exatamente os mais polêmicos. Daqueles os quais normalmente dizemos: "não se discute sobre política, religião e time de futebol". Há uma verdadeira salada de debates: morte, vida, aborto, celibato, nazismo, holocausto, fé e a falta dela. Grandes autores são citados para validar as opiniões: Tomás de Aquino, Kant, Santo Agostinho... O que se espera de uma troca de c... leia mais

Estatísticas

Desejam120
Trocam1

Marco
cadastrou em:
06/12/2008 17:12:43
Marco
editou em:
14/06/2015 20:52:50