Empresas alemãs no Brasil

Empresas alemãs no Brasil Christian Russau


Compartilhe


Empresas alemãs no Brasil


o 7x1 na economia




Se o placar de 7×1 na Copa de 2014 foi inesperado para uma partida entre Brasil e Alemanha, nas relações econômicas bilaterais essa disparidade é a regra. Historicamente, a balança comercial entre os dois países é uma goleada em favor dos alemães. E o esquema de jogo é conhecido: enquanto compramos máquinas e produtos industrializados, vendemos matérias-primas.

Os negócios começaram com Dom Pedro II, que ainda no século XIX importou as primeiras armas alemãs para o Brasil, e se intensificaram durante o “milagre econômico”, promovido pelo regime militar à base de repressão, arrocho salarial e endividamento público. Hoje, a Grande São Paulo é a região que mais concentra empresas alemãs fora da Europa.

Contudo, esse investimento internacional — que muita gente vê como sinônimo de progresso — guarda uma face pouco conhecida, permeada por superexploração do trabalho, violações aos direitos humanos, destruição ambiental, influência política e lucros estratosféricos. É o que demonstra Christian Russau em Empresas alemãs no Brasil: o 7×1 na economia, publicado pela Fundação Rosa Luxemburgo e pela ONG medico internacional em parceria com a Editora Elefante e a Autonomia Literária.

Munido de farta documentação, o jornalista revela que empresas alemãs apoiaram a prisão e a tortura de sindicalistas durante a ditadura; faturaram com os riscos decorrentes da construção de grandes barragens na Amazônia; se beneficiaram da extração de minério de ferro nas jazidas do país; se envolveram em casos de corrupção; e colaboraram para a poluição de rios e solos, e para a intoxicação de trabalhadores brasileiros.

A investigação de Christian Russau demonstra que, se as mazelas da “relação especial” entre Brasil e Alemanha se limitassem a um jogo humilhante no estádio do Mineirão, o cenário não seria tão trágico. O problema são todas as demais partidas que os brasileiros — não os atletas, mas a população mais vulnerável e desassistida — enfrentam todos dias contra gigantes transnacionais que, com o apoio das elites locais, entram em campo sem respeitar as regras, e muitas vezes com o juiz comprado.

Política

Edições (1)

ver mais
Empresas alemãs no Brasil

Similares


Resenhas para Empresas alemãs no Brasil (1)

ver mais
Bom trabalho mas merecia um pouco mais de equilíbrio
on 28/6/18


O autor traça um competente perfil de sete setores da economia brasileira (indústria, agropecuária, mineração, etc.) em que a participação de relevantes empresas alemãs foi importante na construção de uma economia que privilegia a desigualdade, a exploração do trabalho e o desinteresse pela questão ambiental. Ponto forte da obra é quando o autor descreve as redes de solidariedade internacional entre sindicatos e outras organizações sociais do Brasil e da Alemanha, que trocam informaçõ... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 8
5
ranking 25
25%
4
ranking 63
63%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

79%

21%

João gregorio
cadastrou em:
26/12/2017 09:34:17
Cristiano
editou em:
30/12/2017 09:32:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR