Enciclopédia negra

Enciclopédia negra Lilia Moritz Schwarcz
Flávio dos Santos Gomes


Compartilhe


Enciclopédia negra


biografias afro-brasileiras




De Abdias do Nascimento a Zeferina e Zumbi dos Palmares, 416 verbetes biográficos que encenam um reencontro do Brasil com a memória silenciada de milhões de pessoas negras.

Nesta Enciclopédia negra, Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz passam em revista a história do Brasil, da colonização aos dias atuais, a fim de restabelecer o protagonismo negro. E o fazem alcançando o que há de singular, multifacetado e profundo na existência particular de mais de quinhentos e cinquenta personagens.

São profissionais liberais; mães que lutaram pela alforria da família; ativistas e revolucionários; curandeiros e médicos; líderes religiosos que reinventaram outras Áfricas no Brasil, pessoas cujas feições foram apagadas pela história. Por isso, 36 artistas negros, negras e negres criaram retratos inspirados pelos verbetes desta enciclopédia, aqui reunidos em um belíssimo caderno de imagens.

Em um momento de produção e disseminação errática de informações, esta obra contribui para conformar um seguro repositório de experiências individuais e coletivas às quais – como pessoas e como sociedade – podemos recorrer em busca de inspiração e orientação.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Dicionários / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Enciclopédia negra

Similares

(1) ver mais
Dicionário da escravidão e liberdade

Resenhas para Enciclopédia negra (4)

ver mais
Enciclopédia negra: Biografias afro-brasileiras

Editora Companhia das Letras - 720 Páginas - Projeto gráfico: Victor Burton - Lançamento: 2021. Este livro pretende dar visibilidade a uma grande parte da nossa história – normalmente ignorada nos registros oficiais – a partir de 417 verbetes individuais e coletivos sobre 550 personalidades negras, de sexo, gênero e orientação sexual distintos, resgatando as biografias de políticos, artistas, esportistas, profissionais liberais e pessoas comuns, assim como de revolucionários e líde... leia mais

Estatísticas

Desejam53
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 6
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
24/02/2021 19:03:25
Alê | @alexandrejjr
editou em:
30/04/2021 10:03:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR