Encontro você no oitavo round

Encontro você no oitavo round Caê Guimarães


Compartilhe


Encontro você no oitavo round





Vencedor do prêmio Sesc de Literatura 2020 na categoria Romance, Encontro você no oitavo round conta a vida, sonhos e fracassos do boxeador Cristiano Machado Amoroso.
Encontro você no oitavo round, romance inaugural de Caê Guimarães, é movido a socos, cicatrizes, quedas e redenções. O protagonista, Cristiano Machado Amoroso, conta sua vida de boxeador periférico: um homem que ganha a vida batendo e apanhando, chegou bem perto do topo aos 25 anos, mas beijou a lona pela primeira vez, nocaute que nunca esqueceu. Aos 40, isolado no corner, com a guarda baixa, sofre com um eterno zumbido que o atordoa, fruto das pancadas. Prestes a se aposentar, antes da última luta, recebe uma proposta: entregar o resultado sem que o adversário saiba. Para receber o dinheiro, a derrota terá que ser no quarto round.

A narrativa nos leva ao cotidiano da periferia, onde Cristiano vive e treina, junto aos sonhos e fracassos dos personagens que foram, de muitas formas, espancados. Nas semanas em que se prepara para o combate final, o protagonista faz acertos com a própria vida. Deixou para trás um promissor início de carreira literária, que agora retorna para, quem sabe, um acerto de contas.
Lutar é risco. Escrever é risco. Neste Encontro você no oitavo round, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2020, a irmanação entre boxe e escrita surge com rara potência. Até o último round, não sabemos se o pugilista vai beijar novamente a lona, conforme o combinado. O estranho mistério que acompanha os que apanham muito, mas nem sempre entregam os pontos.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Encontro você no oitavo round

Similares


Resenhas para Encontro você no oitavo round (9)

ver mais
Luta e literatura
on 22/1/21


Uma obra inusitada, de um boxeador escritor. Devaneios poéticos e diálogos interessantes preenchem o que seria a primeira parte do livro. Achei um tanto quanto técnico demais o estilo e caiu como num vale da estranheza alguns diálogos, mas que faziam sentido no contexto da obra. Mas o terço final do livro, com a luta e revelações, foi surpreendente. Valeu todo o preparo anterior, o ritmo imposto nesta fase foi lindo. E ficam marcados na memória os paralelos entre as duas artes em que ... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 41
5
ranking 29
29%
4
ranking 44
44%
3
ranking 15
15%
2
ranking 12
12%
1
ranking 0
0%

40%

60%

cinthia
cadastrou em:
16/10/2020 22:03:59
@wesleisalgado
editou em:
25/06/2022 11:52:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR