Encontro você no oitavo round

Encontro você no oitavo round Caê Guimarães


Compartilhe


Encontro você no oitavo round





𝐕𝐞𝐧𝐜𝐞𝐝𝐨𝐫 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐞̂𝐦𝐢𝐨 𝐒𝐞𝐬𝐜 𝐝𝐞 𝐋𝐢𝐭𝐞𝐫𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚 𝟐𝟎𝟐𝟎 𝐧𝐚 𝐜𝐚𝐭𝐞𝐠𝐨𝐫𝐢𝐚 𝐑𝐨𝐦𝐚𝐧𝐜𝐞, 𝑬𝒏𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒐 𝒗𝒐𝒄𝒆̂ 𝒏𝒐 𝒐𝒊𝒕𝒂𝒗𝒐 𝒓𝒐𝒖𝒏𝒅 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐚 𝐚 𝐯𝐢𝐝𝐚, 𝐬𝐨𝐧𝐡𝐨𝐬 𝐞 𝐟𝐫𝐚𝐜𝐚𝐬𝐬𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐛𝐨𝐱𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐂𝐫𝐢𝐬𝐭𝐢𝐚𝐧𝐨 𝐌𝐚𝐜𝐡𝐚𝐝𝐨 𝐀𝐦𝐨𝐫𝐨𝐬𝐨.

𝐸𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑜 𝑣𝑜𝑐𝑒̂ 𝑛𝑜 𝑜𝑖𝑡𝑎𝑣𝑜 𝑟𝑜𝑢𝑛𝑑, romance inaugural de Caê Guimarães, é movido a socos, cicatrizes, quedas e redenções. O protagonista, Cristiano Machado Amoroso, conta sua vida de boxeador periférico: um homem que ganha a vida batendo e apanhando, chegou bem perto do topo aos 25 anos, mas beijou a lona pela primeira vez, nocaute que nunca esqueceu. Aos 40, isolado no corner, com a guarda baixa, sofre com um eterno zumbido que o atordoa, fruto das pancadas. Prestes a se aposentar, antes da última luta, recebe uma proposta: entregar o resultado sem que o adversário saiba. Para receber o dinheiro, a derrota terá que ser no quarto round.

A narrativa nos leva ao cotidiano da periferia, onde Cristiano vive e treina, junto aos sonhos e fracassos dos personagens que foram, de muitas formas, espancados. Nas semanas em que se prepara para o combate final, o protagonista faz acertos com a própria vida. Deixou para trás um promissor início de carreira literária, que agora retorna para, quem sabe, um acerto de contas.

Lutar é risco. Escrever é risco. Neste 𝐸𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑜 𝑣𝑜𝑐𝑒̂ 𝑛𝑜 𝑜𝑖𝑡𝑎𝑣𝑜 𝑟𝑜𝑢𝑛𝑑, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2020, a irmanação entre boxe e escrita surge com rara potência. Até o último round, não sabemos se o pugilista vai beijar novamente a lona, conforme o combinado. O estranho mistério que acompanha os que apanham muito, mas nem sempre entregam os pontos.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Encontro você no oitavo round

Similares


Resenhas para Encontro você no oitavo round (4)

ver mais
Luta e literatura
on 22/1/21


Uma obra inusitada, de um boxeador escritor. Devaneios poéticos e diálogos interessantes preenchem o que seria a primeira parte do livro. Achei um tanto quanto técnico demais o estilo e caiu como num vale da estranheza alguns diálogos, mas que faziam sentido no contexto da obra. Mas o terço final do livro, com a luta e revelações, foi surpreendente. Valeu todo o preparo anterior, o ritmo imposto nesta fase foi lindo. E ficam marcados na memória os paralelos entre as duas artes em que ... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 27
5
ranking 19
19%
4
ranking 44
44%
3
ranking 19
19%
2
ranking 15
15%
1
ranking 4
4%

46%

54%

cinthia
cadastrou em:
16/10/2020 22:03:59
cinthia
editou em:
16/10/2020 22:04:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR