Engenharia de Software

Engenharia de Software Wilson de Paula Padua Filho


Compartilhe


Engenharia de Software


Fundamentos, Métodos e Padrões




Sistemas informatizados têm enorme potencial de trazer benefícios, mas, se feitos de forma errada, podem causar sérios prejuízos. O software é a alma dos sistemas informatizados e a disciplina que ensina a construir produtos reais a partir dos conceitos fundamentais da informática denomina-se engenharia de software.



Este livro tem por objetivo apresentar, além de um processo completo e consistente, as práticas mais consagradas dessa disciplina. Ele contém os tópicos requeridos pela grande maioria dos cursos de graduação em informática, engenharia da computação, ciência da computação, análise de sistemas, processamento de dados e outras denominações afins. Inclui também os assuntos necessários à reciclagem de profissionais de empresas que pretendam organizar seus processos de desenvolvimento e manutenção de software. Além disso, pode servir de núcleo para disciplinas de pós-graduação e para suporte a projetos reais de desenvolvimento de software e de sistemas.



O fio condutor deste livro é o Praxis, um processo completo de desenvolvimento de software que abrange de métodos técnicos, como requisitos, análise, desenho, testes e implementação, a métodos gerenciais, como gestão de projetos, gestão da qualidade e engenharia de processos. O Praxis propõe um ciclo de vida composto por fases que produzem um conjunto precisamente definido de artefatos (documentos e modelos). Para construir cada um desses artefatos, é necessário exercitar um conjunto de práticas recomendáveis da engenharia de software. Nessa tarefa, o estudante é guiado por padrões e auxiliado pelos gabaritos e exemplos que constam de material suplementar disponível para professores.



O Praxis baseia-se na tecnologia orientada para objetos e tem por notação de análise e desenho a UML, adotada como padrão pelo consórcio OMG, que reúne centenas dos principais produtores mundiais de software. Os métodos gerenciais do Praxis envolvem as áreas de processos do SW-CMM, que é o modelo de capacitação utilizado também por um número expressivo de importantes produtoras de software.



Seguindo os padrões de engenharia de software do IEEE, os mais abrangentes e respeitados da área, o Praxis já foi experimentado em cursos de graduação, pós-graduação e treinamento industrial, tendo sido também usado em processos reais de desenvolvimento de software. Essa experiência de uso está incorporada em sua versão 2.0, apresentada nesta segunda edição, que inclui, entre outras, as seguintes atualizações:



* Um capítulo adicional de Engenharia de Processos, que trata de atividades avançadas de desenvolvimento humano e de melhoria tanto da tecnologia como dos próprios processos.

* Exemplos e padrões orientados para a linguagem Java, nos capítulos sobre Desenho e Implementação.

* Redesenho completo dos capítulos referentes à Gestão de Projetos e à Gestão da Qualidade, com o acréscimo de muitas ilustrações.

* Listas de conferência atualizadas para muitos tipos de revisões técnicas e inspeções.

* Tópicos de conferência atualizadas para muitos tipos de revisões técnicas e inspeções.

* Tópicos relativos a tendência e paradigmas recentes, como mecanismos de persistência, aplicativos Web, processos ágeis, CMMMI, SPICE e People-CMM.

* Muitas referências adicionais para aprofundamento dos temas tratados.

* Reformulação completa do material suplementar, com exempls, gabaritos e listas de conferência que abordam todos os artefatos do processo Praxis


Edições (2)

ver mais
Engenharia de Software
Engenharia de Software

Similares

(1) ver mais
Engenharia de software

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam1
Avaliações 4.0 / 12
5
ranking 42
42%
4
ranking 17
17%
3
ranking 42
42%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

71%

29%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR