Ensaio Sobre a Lucidez

Ensaio Sobre a Lucidez José Saramago




Ensaio Sobre a Lucidez





Numa manhã de votação que parecia como todas as outras, na capital de um país imaginário, os funcionários de uma das seções eleitorais se deparam com uma situação insólita, que mais tarde, durante as apurações, se confirmaria de maneira espantosa. Aquele não seria um pleito como tantos outros, com a tradicional divisão dos votos entre os partidos "da direita", "do centro" e "da esquerda"; o que se verifica é uma opção radical pelo voto em branco. Usando o símbolo máximo da democracia - o voto -, os eleitores parecem questionar profundamente o sistema de sucessão governamental em seu país.

É desse "corte de energia cívica" que fala "Ensaio sobre a Lucidez". Não apenas no título José Saramago remete ao seu "Ensaio Sobre a Cegueira": também na trama ele retoma personagens e situações, revisitando algumas das questões éticas e políticas abordadas naquele romance.

Ao narrar as providências de governo, polícia e imprensa para entender as razões da "epidemia branca" - ações estas que levam rapidamente a um devaneio autoritário -, o autor faz uma alegoria da fragilidade dos rituais democráticos, do sistema político e das instituições que nos governam. O que se propõe não é a substituição da democracia por um sistema alternativo, mas o seu permanente questionamento. É pela via da ficção que José Saramago entrevê uma saída para esse impasse - pois é a potência simbólica da literatura (território em que reflexão, humor, arte e política se entrosam) que se revela capaz de vencer a mediocridade, a ignorância e o medo.

Literatura Estrangeira

Edições (4)

ver mais
Ensaio Sobre a Lucidez
Ensaio Sobre a Lucidez
Ensaio sobre a Lucidez
Ensaio sobre a Lucidez

Similares

(6) ver mais
Objeto Quase
Claraboia
Luiz Gama
Ai! Que Preguiça!

Resenhas para Ensaio Sobre a Lucidez (70)

ver mais
"Pois se foi permitido ao homem, tantas coisas conhecer,é melhor que todos saibam,o q
on 9/3/11


Num dia comum, como outro qualquer, mergulhado na sina da rotina que insiste em nos desafiar, crianças sorriem porque neste dia não haverá aula, professores sorriem porque não darão aulas para crianças que gostariam de estar em casa vendo tv, os adultos já estão acostumados a se sentirem frustrados, as mulheres então aproveitam este dia pra se distrairem e comentar mais detalhadamente como andam as vidas dos vizinhos,os homens, reclamam porque não haverá jogo de futebol durante a ta... leia mais

Vídeos Ensaio Sobre a Lucidez (3)

ver mais
Sobre o Livro: Ensaio Sobre a Lucidez - José Saramago | Lidos e Curtidos

Sobre o Livro: Ensaio Sobre a Lucidez - José

Comprinhas Amazon Day | Fake Unboxing | VEDA 03 | Pilha de Leitura

Comprinhas Amazon Day | Fake Unboxing | VEDA

Ensaio sobre a lucidez - José Saramago: COMENTÁRIO

Ensaio sobre a lucidez - José Saramago: COMEN


Estatísticas

Desejam1.198
Trocam7
Avaliações 4.1 / 2.192
5
ranking 45
45%
4
ranking 33
33%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

39%

61%

Victória
cadastrou em:
22/12/2008 17:06:06
Bruno.Brauer
editou em:
27/06/2017 13:41:49