Ensaio sobre o princípio da população

Ensaio sobre o princípio da população Thomas Malthus


Compartilhe


Ensaio sobre o princípio da população





"O Ensaio de Malthus é uma obra de génio juvenil. O autor estava plenamente consciente da significação das ideias que exprimia. Acreditava ter descoberto a chave da miséria humana. A importância do Ensaio consistia não na novidade dos factos mas na ênfase esmagadora que Malthus punha numa generalização simples que deles resultava. Com efeito, a sua ideia condutora fora em larga medida antecipada em termos mais desajeitados por outros autores do século XVIII, sem ter atraído as atenções.
O livro pode reclamar lugar entre os que tiveram uma influência de primeira grandeza no progresso do pensamento. Pertence em profundidade à tradição inglesa das ciências humanas — a essa tradição do pensamento escocês e inglês, em que existiu, segundo penso, uma extraordinária continuidade de sensibilidade, se assim me posso exprimir, desde o século XVIII até aos dias de hoje: essa tradição que os nomes de Locke, Hume, Adam Smith, Paley, Bentham, Darwin e Mill sugerem, tradição marcada pelo amor da verdade e uma nobre lucidez máxima, por uma prosaica sensatez livre do sentimento ou da metafísica, ao mesmo tempo que por um imenso desinteresse e pela preocupação com a vida pública. A continuidade que existe entre estes escritos não é somente de sensibilidade, mas também de conteúdo. Tal é o grupo a que Malthus pertence". Do Prefácio de John Maynard Keynes.

Economia, Finanças / Política

Edições (2)

ver mais
Ensaio sobre o princípio da população
Ensaio sobre o princípio da população

Similares

(2) ver mais
O Segundo Planeta
Preceitos para Uso do Pessoal Doméstico e outros textos

Estatísticas

Desejam10
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 17
17%
3
ranking 17
17%
2
ranking 17
17%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Cardoso
cadastrou em:
19/08/2017 16:27:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR