Ensino da gramática. Opressão? Liberdade?

Ensino da gramática. Opressão? Liberdade? Evanildo Bechara


Compartilhe


Ensino da gramática. Opressão? Liberdade?


Série Princípios




"Na escola antiga, o professor tratava a norma culta como o único uso válido da língua portuguesa. Hoje, em nome da liberdade, privilegia-se o ensino da forma coloquial.

Evanildo Bechara defende a idéia de que existe opressão nas duas situações, pois apresentar apenas uma dessas modalidades aos estudantes é privá-los da liberdade de escolher qual o registro mais adequado às diversas situações comunicativas. O autor mostra como o aprendizado da gramática é importante para que o falante domine as diversas possibilidades da língua.

Este livro auxilia o professor de português a transformar o aluno em um poliglota em sua língua, capaz de compreender diferentes linguagens e de produzir discursos variados."

Edições (3)

ver mais
Ensino da gramática. Opressão? Liberdade?
Ensino da gramática. Opressão? Liberdade?
Ensino da gramática. Opressão? Liberdade?

Similares

(5) ver mais
Fatos e dúvidas de linguagem
Análise e história da língua portuguesa
Mestres da língua

Resenhas para Ensino da gramática. Opressão? Liberdade? (16)

ver mais
O ensino da gramática normativa da língua portuguesa oprime ou liberta?
on 5/3/16


Esta obra, citada em quase todos os trabalhos acadêmicos que tratam do ensino da língua materna no Brasil, nos traz ponderações de um filólogo acerca da liberdade que o conhecimento da língua funcional dá ao falante, transformando-o em um poliglota em sua própria língua; e ao mesmo tempo, acerca da opressão representada pelo modelo fechado de língua padrão como uma única maneira de o falante se expressar. Mas, não se enganem vocês com essa ideia de o nosso filólogo defender a adequaçã... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam1
Avaliações 3.7 / 90
5
ranking 24
24%
4
ranking 31
31%
3
ranking 33
33%
2
ranking 10
10%
1
ranking 1
1%

22%

78%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR