Enterrem Meu Coração na Curva do Rio

Enterrem Meu Coração na Curva do Rio Dee Brown


Compartilhe


Enterrem Meu Coração na Curva do Rio





Enterrem meu coração na curva do rio é o eloquente e meticuloso relato da destruição sistemática dos índios da América do Norte. Lançando mão de várias fontes, como registros oficiais, autobiografias, depoimentos e descrições de primeira mão, Dee Brown faz grandes chefes e guerreiros das tribos Dakota, Ute, Sioux, Cheyenne e outras contar com suas próprias palavras sobre as batalhas contra os brancos, os massacres e rompimentos de acordos. Todo o processo que, na segunda metade do século XIX, terminou por desmoralizá-los, derrotá-los e praticamente extingui-los. Publicado originalmente em 1970, nos Estados Unidos, sob o título de Bury my heart at Wounded Knee, o livro de Dee Brown – um dos maiores especialistas em história norte-americana da atualidade – tornou-se rapidamente um divisor de águas da maneira de se pensar a conquista do Velho Oeste. Propondo uma visão totalmente diferente dos heroicos e falaciosos filmes de faroeste, Enterrem meu coração na curva do rio encontrou eco na consciência norte-americana de então, incomodada pela guerra do Vietnã e pelas disputas raciais. De lá para cá, foi traduzido para dezessete línguas e vendeu quatro milhões de cópias, tornando-se o livro número 1 sobre a conquista do Velho Oeste e a história do extermínio dos pele-vermelha.
Uma obra que merece ser relida sob as conjunturas atuais, por lembrar sobre o alto custo e os baixos escrúpulos envolvidos nos chamados processos civilizatórios que forjaram o dito mundo desenvolvido de hoje.

História

Edições (8)

ver mais
Enterrem Meu Coração na Curva do Rio
Enterrem Meu Coração na Curva do Rio
Enterrem meu coração na curva do rio
Enterrem Meu Coração na Curva do Rio

Similares

(22) ver mais
A Resistência Indígena
Gerônimo
Pés Nus Sobre a Terra Sagrada
a estirpe de mary creek

Resenhas para Enterrem Meu Coração na Curva do Rio (27)

ver mais
Que fizeram deles?
on 2/8/09


Neste livro nós aprendemos que "o homem branco sabe como fazer tudo, mas não sabe como distribuir isso". Estas palavras foram ditas pelo índio Touro Sentado. É uma grande verdade. Parece que a raça que se diz superior, mais inteligente, avançada, culta é tudo, menos sábia. O livro é uma aula de história e sociologia sobre a vida das diversas tribos de índios que habitavam a América. Um relato de um grande genocídio. Leia e descubra porque não se deve confiar nos americanos.... leia mais

Vídeos Enterrem Meu Coração na Curva do Rio (2)

ver mais
LIVRO: Enterrem meu coração na curva do rio #PapoDeHistoriadores9

LIVRO: Enterrem meu coração na curva do rio #

Enterrem meu coração na curva do rio de Dee Brown

Enterrem meu coração na curva do rio de Dee B


Estatísticas

Desejam253
Trocam19
Avaliações 4.3 / 825
5
ranking 53
53%
4
ranking 30
30%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

48%

52%

César
cadastrou em:
03/01/2009 12:35:57
Alexsandra
editou em:
05/05/2018 00:12:14