Epitácio Pessoa

Epitácio Pessoa Fernando Figueiredo Mello


Compartilhe


Epitácio Pessoa (A República Brasileira, 130 Anos #9)


O movimento tenentista




O paraibano Epitácio Pessoa foi escolhido pelas oligarquias agrárias para comandar o país na virada da segunda década do século XX, época em que o Brasil vivia uma transição, marcada pelo surgimento de novos atores sociais, políticos e econômicos.

Respeitado por seus pares, Pessoa tinha predicados para o desafio. Advogado, deputado constituinte, ministro da Justiça, ministro do Supremo Tribunal Federal, procurador-geral da República – o currículo apontava para o êxito do homem nascido em Umbuzeiro, na Paraíba. Mas a experiência pessoal não seria suficiente para fazer frente ao turbilhão que tomaria conta do país.

Coube a esse homem público a missão de levar adiante o velho sistema oligárquico. Tarefa delicada em cenário de metamorfose política, social e cultural. No último ano de seu mandato, em 1922, houve a Semana de Arte Moderna, em fevereiro, a Revolta do Forte de Copacabana, em julho, e a transmissão da presidência com o país sob estado de sítio, em novembro. Apesar das qualidades de Epitácio Pessoa, um novo modelo pedia passagem.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Epitácio Pessoa

Similares


Resenhas para Epitácio Pessoa (1)

ver mais
on 14/5/20


Como os outros livros da coleção, esse também vale a pena. Da boa noção da vida de Epitácio Pessoa e dos acontecimentos principais durante seu mandato.... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 9
5
ranking 50
50%
4
ranking 40
40%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

78%

22%

Gasparetto
cadastrou em:
10/11/2019 22:13:02
Eduardo
editou em:
21/03/2020 21:43:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR