Era Bom que Trocássemos Umas Ideias Sobre o Assunto

Era Bom que Trocássemos Umas Ideias Sobre o Assunto Mário de Carvalho


Compartilhe


Era Bom que Trocássemos Umas Ideias Sobre o Assunto





Poucos autores maltratam tanto seus personagens quanto Mário de Carvalho, um dos escritores portugueses mais produtivos e premiados. Mas não pensem que os maus-tratos vêm na forma do melodrama, no qual as criaturas parecem vítimas do destino. Ao contrário, estamos no território da mais cruel ironia e do mais deslavado humor. E os personagens são vítimas de um destino que escolheram, por omissão ou comodismo.

O romance inicia-se com um novo infortúnio na carreira do burocrata lisboeta Joel Strosse Neves. Cinqüentão habituado a preencher ofícios com impecável correção gramatical, ele não consegue acompanhar o ritmo da modernização da empresa em que trabalha há décadas. O novo chefe decidiu encostá-lo num gabinete sem importância. É então que Joel Strosse se rebela - pela primeira vez na vida. Resgata na estante velhos livros de Marx e Engels e decide aderir ao Partido Comunista.

Com muito sarcasmo e habilidade narrativa, Mário de Carvalho escreve neste livro a comédia de toda uma geração portuguesa - aquela que chegou à vida adulta durante a redemocratização de Portugal, a partir da Revolução de 25 de abril de 1974. É uma geração hoje dispersa, que envelhece num país muito diferente dos seus antigos (e esquecidos) sonhos.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Era Bom que Trocássemos Umas Ideias Sobre o Assunto

Similares


Resenhas para Era Bom que Trocássemos Umas Ideias Sobre o Assunto (1)

ver mais
Não conhecia o Mário de Carvalho
on 18/10/20


Quando eu era adolescente, escutei de um professor, que o ser humano, quando jovem é revolucionário e rebelde. Quando envelhece se torna extremamente conservador e careta. Lembrei desta fala ao ler esta obra. Para mim é impossível não comparar a geração portuguesa e a geração brasileira, pós a abertura democrática ocorrida nos dois países. Gerações que sonhavam, idealizavam uma sociedade utópica. Gerações que hoje assistem, cada vez mais estáticos. (pelo menos aqui no Brasil), os seus... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 3.7 / 23
5
ranking 22
22%
4
ranking 52
52%
3
ranking 13
13%
2
ranking 9
9%
1
ranking 4
4%

43%

57%

Belle
cadastrou em:
17/10/2009 22:42:15
DiSetter
editou em:
10/08/2023 03:36:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR