Era uma vez um sonho

Era uma vez um sonho J. D. Vance


Compartilhe


Era uma vez um sonho


A história de uma família da classe operária e da crise da sociedade americana




Era uma vez um sonho retrata o impacto da decadência cultural e econômica de uma sociedade sobre a história pessoal de cada um. A história de J.D. Vance poderia ser igual à de milhares de outras pessoas que cresceram nas mesmas condições que ele. Seus avós migraram para a região dos Estados Unidos conhecida como Cinturão da Ferrugem, onde se tornaram operários de classe média. Mas a relativa ascensão social não significou que seus descendentes conseguissem escapar da situação de pobreza material e cultural que os prendia a um ciclo contínuo de violência doméstica, abuso de álcool e drogas e falta de perspectivas de forma geral.

É nesse contexto que o autor de Era uma vez um sonho nasce e cresce, alternando momentos de negação da (des)estrutura familiar e outros de proximidade, mas nunca deixando de tentar entender o que estava errado e o que os levava a cometerem sempre os mesmos equívocos, comuns também às famílias vizinhas.

J.D. Vance transforma sua experiência pessoal numa narrativa emocionante sobre a degradação da classe trabalhadora branca americana – mas que poderia se passar em qualquer outro lugar do mundo. É pioneiro ao trazer uma perspectiva interna do declínio de um grupo social, visto pelos olhos de alguém que conseguiu romper com essa situação e se formar em direito numa das mais prestigiadas universidades do país.

Best-seller #1 do New York Times desde novembro de 2016, o livro tem sido indicado também para quem deseja compreender as condições que suscitaram a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História

Edições (2)

ver mais
Era uma vez um sonho
Era uma vez um sonho

Similares


Resenhas para Era uma vez um sonho (8)

ver mais
on 1/12/21


“Quero que as pessoas saibam o que é quase desistir de si mesmo e por que alguém faria isso. Quero que as pessoas entendam o que acontece na vida dos pobres e o impacto psicológico que a pobreza espiritual e material tem em seus filhos. Quero que as pessoas entendam qual é a verdadeira sensação de mobilidade social.” Neste parágrafo, o J. D. Vance resume toda ideia de Era uma vez um sonho e ainda comenta sobre alguns dos pontos mais importantes do livro: A pobreza e a dificuld... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam7
Avaliações 3.8 / 78
5
ranking 32
32%
4
ranking 41
41%
3
ranking 21
21%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

35%

65%

João gregorio
cadastrou em:
16/05/2017 11:26:27
Ana
editou em:
18/11/2020 23:01:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR