Ernesto Geisel

Ernesto Geisel Dirceu Franco Ferreira


Compartilhe


Ernesto Geisel (A República Brasileira, 130 Anos #20)


Distensão e abertura política




Ernesto Geisel, o quarto general-presidente da ditadura militar brasileira, assumiu o cargo em março de 1974 e o entregou ao sucessor cinco anos depois. Foi o primeiro dos ditadores a receber o mandato de um presidente-militar e entregá-lo a outro seguindo o rito constitucional da transição de poderes, conforme estabelecido pela ditadura. Também seria o primeiro deles a falar em “abertura” e “descompressão”, referindo-se à democracia e à ampliação da participação popular nas eleições. Contudo, jamais admitiu governar uma ditadura.

Falou em ampliar as liberdades democráticas, mas cassou deputados e limitou o uso do rádio e da televisão nas campanhas eleitorais. Manifestou-se contra as torturas e dizia valorizar a oposição parlamentar, embora tenha apoiado o extermínio de pessoas que alegava serem uma ameaça ao país e ao “governo da revolução”.

Ele entregaria a seu sucessor o inverso do que recebera. No lugar do crescimento econômico, recessão e dívida externa, e no lugar do estado concentrador e autoritário, aboliu o AI-5, facilitando o caminho para a anistia aos presos políticos e aos exilados que haviam sido banidos do país.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Ernesto Geisel

Similares

(1) ver mais
Ernesto Geisel

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 5
5
ranking 20
20%
4
ranking 60
60%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

73%

27%

Gasparetto
cadastrou em:
27/01/2020 15:41:17
Eduardo
editou em:
21/03/2020 23:21:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR