Ernesto Geisel

Ernesto Geisel Maria Celina D'Araújo
Celso Castro


Compartilhe


Ernesto Geisel





Os presidentes brasileiros não costumam registrar as impressões colhidas ao longo de sua vida pública. Uma excessão foi Ernesto Geisel, conhecido por sempre ter evitado falar com a imprensa e com historiadores. Ao longo de muitas horas de entrevista ao CPDOC, Geisel narrou sua história: infância, formação profissional e intelectual, funções na administração pública e experiência no Exército. A parte central da entrevista refere-se a sua participação no regime militar, principalmente durante o período em que ocupou a presidência da Replública.



Encontramos aqui suas apreciações sobre a conspiração contra o governo João Goulart, o desempenho dos vários governos militares, a guerrilha, a tortura levada a cabo pelos órgãos de informação das Forças Armadas, o terrorismo de direita e a linha dura. Em relação a este ponto, o episódio da demissão do ministro do Exército, Silvio Frota, em 1977, ocupa uma das partes mais relevantes do livro. Importantes também são as críticas ao empresário brasileiro, ao “imperialismo americano” e às privatizações, bem como a avaliação sobre o Exército Brasileiro, antes e depois de 1964, a intervenção do Estado na economia e o desempenho dos governos civis da Nova República.



O livro, em suma, suscita debates, reaviva paixões aquietadas pelo passar dos anos. Ele nos dá a visão de alguém que esteve dentro do poder, ditando as razões de Estado para uma nação ávida por mudanças mas também sequiosa pela democracia que a ditadura cassou.

Edições (1)

ver mais
Ernesto Geisel

Similares


Resenhas para Ernesto Geisel (2)

ver mais
O general pragmático
on 4/1/13


Se aplicarmos aos generais da ditadura o antigo costume, emprestados dos monarcas antigos, de conferir títulos e adjetivos conforme as suas características, teríamos, ainda que de forma resumida, um breve painel do perfil dos governantes brasileiros no período 1964-1985. Castelo, com suas veleidades intelectuais alimentadas por parentescos ilustres (era primo de Rachel de Queiroz e descendente de José de Alencar), poderia ser chamado de “O constrangido”, já que tentava disfarçar o cu... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 3.8 / 24
5
ranking 21
21%
4
ranking 50
50%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 4
4%

73%

27%

ScaredOn
cadastrou em:
06/10/2009 14:48:42