Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis


Compartilhe


Esaú e Jacó





Como ler Machado de Assis (1839-1908), o grande escritor brasileiro, autor de uma obra tão rica quanto múltipla, que tudo disse sobre o Brasil e a natureza humana? Esta nova edição de Esaú e Jacó, romance publicado em 1904 – apenas quatro anos antes da morte do autor –, tem o objetivo de auxiliar o leitor a penetrar no mundo e a conhecer a mente de Machado de Assis. Revista e cotejada com a edição crítica do Instituto Nacional do Livro estabelecida pela Comissão Machado de Assis, traz, além de notas abundantes e de fácil com­preensão, um farto material que possibilita um melhor entendimento sobre o autor e sua obra: uma biografia, uma cronologia, um panorama cultural do Rio de Janeiro e um mapa da época.

Esaú e Jacó conta a história de dois gêmeos da alta burguesia carioca separados desde a mais tenra idade pela inimizade e pelas diferenças: Pedro, dissi­mu­lado e cauteloso, e Paulo, arrojado e impetuoso. Ambos, porém, apaixonados pela mesma mulher: Flora, “a inexplicável”. Às vésperas da Proclamação da República, o autor, por meio dos embates e das des­ven­turas dos irmãos (um monarquista, o outro, republi­cano), pinta um retrato melancólico, mas por vezes também hilariante, da política e da alma brasileira. Requintado do ponto de vista narrativo e profundamente crítico, este romance faz jus à maturidade do maior prosista brasileiro.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance / História do Brasil

Edições (46)

ver mais
Esaú e Jacó
Esaú e Jacó
Esaú e Jacó
Esaú e Jacó

Similares

(26) ver mais
Memorial de Aires
Marta
Dois irmãos
Os inimigos de Machado de Assis

Resenhas para Esaú e Jacó (72)

ver mais
intérprete do Brasil
on 7/12/09


'Esaú e Jacó' não é um livro dos mais fáceis. Para um sujeito que tem escasso conhecimento de mitologia grega, como eu, notas de rodapé são indispensáveis. Nesse sentido, a edição da L&PM é bem razoável, pois além de oferecer um panorama do Rio antigo nas páginas iniciais, fornece também um bom apoio durante a leitura. Para alguém que tem pouco conhecimento de História do Brasil, o livro, imagino, deve tornar-se ainda mais difícil. Aliás, para quem não conhece um mínimo sobre política ... leia mais

Estatísticas

Desejam196
Trocam112
Avaliações 3.5 / 3.375
5
ranking 22
22%
4
ranking 28
28%
3
ranking 34
34%
2
ranking 12
12%
1
ranking 4
4%

33%

67%

Pedro Oliveira
cadastrou em:
21/07/2012 19:35:38