Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis


Compartilhe


Esaú e Jacó





Esaú e Jacó (em 2 Volumes) / Machado de Assis -- Clube do Livro, 1956.
Esaú e Jacó é o penúltimo livro de Machado de Assis, lançado 4 anos antes da sua morte e, segundo a maioria dos críticos, em pleno apogeu literário, depois de escrever, em 1899, Dom Casmurro, o mais célebre de seus livros. Memorial de Aires é o último romance escrito por Machado de Assis, publicado no mesmo ano de sua morte, 1908. Ele está organizado como uma série de entradas em um diário e, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, não tem um enredo único, mas se compõe de vários episódios e anedotas que se inter-permeiam. A libertação dos escravos e a Proclamação da República formam o pano de fundo para a história de irmãos gêmeos rivais. A oposição vai se tornando cada vez mais intricada, até chegar a um desfecho surpreendente. . .

O título do Romance é extraído da Bíblia, remetendo-nos ao Gênesis, é à história de Rebeca, que privilegia o filho Jacó, em detrimento do outro filho, Esaú, fazendo-os inimigos irreconciliáveis. A inimizade dos gêmeos Pedro e Paulo, do romance de Machado, não tem causa explícita, daí a denominação de romance "AB OVO" (desde o ovo).

É o romance da ambigüidade, narrado em 3ª pessoa, pelo Conselheiro Aires. Pedro e Paulo seriam "os dois lados da verdade".

À medida que vão crescendo, os irmãos começam a definir seus temperamentos diversos: são rivais em tudo. Paulo é impulsivo, arrebatado, Pedro é dissimulado e conservador - o que vem a ser motivo de brigas entre os dois. Já adultos, a causa principal de suas divergências passa a ser de ordem política - Paulo é republicano e Pedro, monarquista. Estamos em plena época da Proclamação da República, quando decorre a ação do romance.

Até em seus amores, os gêmeos são competitivos. Flora, a moça de quem ambos gostam, se entretém com um e outro, sem se decidir por nenhum dos dois: é retraída, modesta, e seu temperamento avesso a festas e alegrias levou o Conselheiro Aires a dizer que ela era "inexplicável". O conselheiro é mais um grande personagem da galeria machadiana, que reaparecerá como memorialista no próximo e último romance do autor: velho diplomata aposentado, de hábitos discretos e gosto requintado, amante de citações eruditas, muitas vezes interpreta o pensamento do próprio romancista.

As divergências entre os irmãos continuam, muito embora, com a morte de Flora, tenham jurado junto a seu túmulo uma reconciliação perpétua. Continuam a se desentender, agora em plena tribuna, depois que ambos se elegeram deputados, e só se reconciliam ao fim do livro com novo juramento de amizade eterna, este feito junto ao leito da mãe agonizante.
====
http://www.academia.edu/14207827/Traduções_publicadas_pelo_Clube_do_Livro_1943_1989
http://www.revistas.usp.br/tradterm/article/view/49894

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (59)

ver mais
Esaú e Jacó
Esaú e Jacó
Esaú e Jacó
Esaú e Jacó

Similares

(45) ver mais
Quincas Borba
Memorial de Aires
Marta
Dois irmãos

Resenhas para Esaú e Jacó (301)

ver mais
Rousseau e Hobbes entre a natureza do homem
on 28/2/20


Anos atrás (em 2017), quando comecei a ler alguns romances machadianos, deparei-me com “Esaú e Jacó” e pensei que se tratava de uma explicação bíblica amplificada e detalhada. Todavia, enganei-me e, ao ler sua sinopse, vi que se tratava da rivalidade entre dois irmãos por uma mulher. Ao começar a leitura, esperei bastante (em minha concepção e grande paciência, foram mais de 9 meses de gestação) pelo nascimento dos gêmeos Pedro e Paulo. Achei bastante interessante o fato citado pe... leia mais

Vídeos Esaú e Jacó (3)

ver mais
Esaú e Jacó - Machado de Assis

Esaú e Jacó - Machado de Assis

Audiolivro: Esaú e Jacó, de   Machado de Assis  (Livro Falado)

Audiolivro: Esaú e Jacó, de Machado de Assi

LEITURAS DE 2018 (parte 2)

LEITURAS DE 2018 (parte 2)


Estatísticas

Desejam254
Trocam112
Avaliações 3.6 / 5.213
5
ranking 25
25%
4
ranking 33
33%
3
ranking 30
30%
2
ranking 9
9%
1
ranking 3
3%

31%

69%

Andressa
cadastrou em:
13/08/2013 21:13:50
Jeanine
editou em:
08/09/2023 16:06:19
Jeanine
aprovou em:
08/09/2023 16:07:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR