Esboço para uma crítica da economia política

Esboço para uma crítica da economia política Friedrich Engels


Compartilhe


Esboço para uma crítica da economia política (Marx e Engels)


E outros textos de juventude




Diversos autores e intelectuais apontaram Friedrich Engels como o primeiro marxista. Enquanto Karl Marx ainda focava seus combates na filosofia, o jovem Engels publicava “Esboço para uma crítica da economia política”, texto que dá título a esta obra e é considerado o embrião da crítica da economia política, que seria desenvolvida mais tarde por Karl Marx e encontraria seu máximo desenvolvimento em O capital.

Além do artigo citado, outros dez compõem a coletânea, sendo oito inéditos em português. Aos artigos compilados por José Paulo Netto, escritos durante a juventude de Engels – de 1839, quando tinha dezenove anos, a 1847, véspera da redação do Manifesto Comunista –, soma-se um relato de viagem que o autor fez a pé da França à Suiça. Registram-se ali seu vibrante bom humor e o contato com os camponeses que lhe permitiu prever a ascensão de Luís Bonaparte. Netto também assina a apresentação, que faz um belíssimo resumo biográfico de Engels à época, sua formação e seu encontro e colaboração com Karl Marx ao longo da vida, além de uma detalhada contextualização da produção do período, por meio de vastas notas de rodapé com indicações bibliográficas úteis para leigos e estudiosos.

Em Esboço para uma crítica da economia política e outros textos de juventude o leitor tem a oportunidade de acompanhar a formação do intelecto crítico de Engels e o surgimento dos principais temas e problemas que, adiante, comporão o núcleo do marxismo, bem como o papel pioneiro do autor, tanto em relação à política comunista moderna quanto à crítica da economia política.

Trecho

“Do que se origina a ruína da classe média, o contraste abrupto entre pobre e rico, os congestionamentos do comércio e o desperdício de capital daí resultante? Não há outra razão além da fragmentação dos interesses. Cada um de nós trabalha para tirar vantagem para si, sem se preocupar com o bem-estar dos demais; no entanto, trata-se de uma verdade manifesta e óbvia que o interesse, o bem-estar, a felicidade da vida de cada indivíduo estão inseparavelmente ligados aos de seus semelhantes.”

Economia, Finanças / Política

Edições (1)

ver mais
Esboço para uma crítica da economia política

Similares


Resenhas para Esboço para uma crítica da economia política (2)

ver mais
Afinado
on 10/1/22


Conhecido por se intitular o segundo violino, uma tremenda modéstia para um gênio do porte de Engels, assina nesta obra com a mais pura maestria de alguém que capta a essência das relações humanas. Esse livro demonstra como deve ser observada a organização da sociedade e suas nuances, e despeja em excelência os contornos das relações que se desenvolve em cada nação. Com uma redação de qualidade invejável, fica aqui uma obra ao alcance de todas e todos.... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

62%

38%

Paola
cadastrou em:
26/10/2021 11:08:19
kaloskagathos
editou em:
07/07/2022 06:38:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR