Esboço Para Uma Teoria das Emoções

Esboço Para Uma Teoria das Emoções Jean-Paul Sartre


Compartilhe


Esboço Para Uma Teoria das Emoções (Coleção L&PM POCKET #500)





Obra da juventude de Sartre, 'Esboço Para Uma Teoria das Emoções' foi publicada em 1939, mesmo ano da coletânea de contos 'O Muro', e um ano após a publicação do romance 'A Náusea', que o tornou um escritor célebre. Trata-se de uma primeira abordagem fenomenológica, influenciada pelo pensamento de Martin Heidegger e de Husserl, que busca compreender o fenômeno humano dos sentimentos como experiências da subjetividade desvinculadas de teorias.

Tal era, por exemplo, a crítica de Sartre à utilização da ideia de inconsciente pela psicologia empírica. 'Esboço Para Uma Teoria das Emoções', uma bela introdução à filosofia sartreana, apresenta as linhas de pensamento que o autor desenvolveria e aprofundaria posteriormente, sobretudo em sua principal obra filosófica, 'O Ser e O Nada'.

Ensaios / Filosofia

Edições (2)

ver mais
Esboço Para Uma Teoria das Emoções
Esboço de uma teoria das emoções

Similares

(17) ver mais
A Náusea
O Que é a Subjetividade?
O Muro
Os Sofrimentos do Jovem Werther

Resenhas para Esboço Para Uma Teoria das Emoções (7)

ver mais
"A proximidade absoluta da consciência em relação a si mesma".
on 17/3/09


Comprei este livro deve fazer 2 anos. Já tinha lido A Idade da Razão e vidrado. Lembro que, na primeira tentativa, eu não entendi... nada, e achei chato, teorês. E disse ao meu namorado: "Toma, quer ficar com essa coisa chata?" (algo do gênero). CALMA, NÃO ABANDONE AINDA ESTA RESENHA!! Eis que, no meio desta madrugada acordo, guiada por onipotente insônia, vou até a sala: avisto o livrinho servindo de calço para o receptor do fone de ouvido sem fio. Leio o título, novamente me parece... leia mais

Estatísticas

Desejam57
Trocam12
Avaliações 3.8 / 410
5
ranking 23
23%
4
ranking 43
43%
3
ranking 27
27%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

46%

54%

D.
cadastrou em:
07/01/2009 13:43:06
Edson
editou em:
29/05/2020 13:39:35