A obra une conceitos tradicionais e inovadores em Psicologia Escolar associada à Psicologia Positiva, Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, entre outras. Além disso, este livro preocupa-se com o rigor científico e os textos foram editados primando pela clareza e acessibilidade da abordagem desenvolvida, sem perder a profundidade. As três organizadoras têm experiência há muitos anos tanto com pesquisas e publicações como com intervenções envolvendo diversas perspectivas e temáticas da comunidade escolar. Todos os autores convidados a desenvolver um capítulo realizam investigações e intervenções nas temáticas apresentadas em cada capítulo. O livro tem participação de pesquisadores nacionais e latino-americanos, ampliando o entendimento teórico e técnico. Os autores convidados a desenvolver os textos realizam estudos e intervenções, preocupados com as situações e com a realidade da comunidade escolar. A obra é dirigida para profissionais da educação, da psicologia e para qualquer interessado no universo escolar, também pode ser utilizada como bibliografia básica de disciplinas como Psicologia Escolar, Intervenções Psicossociais, entre outras.