Para muitas pessoas, o aumento da violência está diretamente relacionado ao número de crianças e jovens que vivem “abandonados” nas ruas das grandes cidades. Assim, manifestações de violência estariam, de forma especial, relacionadas às classes populares. Contudo, considerar a pobreza e a miséria como causas da violência é, no mínimo, uma análise reducionista e simplista da questão. Como explicar, então, os casos de jovens, filhos das famílias favorecidas economicamente, que cometem crimes? Os casos como o dos jovens que puseram fogo no índio em Brasília, ou o do jovem filho de um renomado político que atropelou e matou um homem, fugindo em seguida e não prestando socorro? Como compreender a violência no trânsito? Manifestações de violência como estas nos levam a afirmar que o fenômeno da violência se relaciona a um processo social amplo e complexo.
Este livro pretende levantar questões que possam contribuir para uma reflexão sobre o fenômeno da violência e suas implicações na prática pedagógica das escolas, de modo particular do ensino fundamental. Tem por finalidade provocar uma discussão ampla sobre o que pensam os professores sobre as relações entre violência e escola, e buscar caminhos para trabalhar esta problemática no contexto escolar.