Escritor Profissional – Coletânea de Contos

Escritor Profissional – Coletânea de Contos Guilherme Olí...


Compartilhe


Escritor Profissional – Coletânea de Contos (Carreira Literária #1)





Certa vez, a escritora e jornalista Gloria Steinem, afirmou: “Eu não gosto de escrever, eu gosto de ter escrito”.
Como bem captou a escritora americana, a dificuldade na jornada do escritor começa já no momento mesmo de realizar aquilo que o torna o que ele é. Lidar com a famosa angústia da página em branco, de recortar o vazio com a palavra certa, de dar sentido para o caos através da linguagem verbal, certamente essa não é tarefa para qualquer um. E apenas pelo simples fato de ter topado esse desafio – e mais do que isso, pelo fato de ter escolhido esse desafio, dentre tantos possíveis – já está de parabéns cada um dos membros dessa coletânea que agora tenho o prazer de publicar.
Mas esse é só o começo da escolha corajosa e “perigosa”, como talvez diria Guimarães Rosa, de se tornar escritor. Depois de escrever, inicia-se outra batalha: a de encontrar uma editora que queira publicar o seu original. E depois desta, outra, possivelmente mais árdua: a de conquistar leitores para o seu livro. Afinal, sem isso, sem estar publicado e, portanto, disponível para que outras pessoas o leiam, um texto não completa a sua vocação maior de comunicar e encontrar o outro. Pois não é disso que se trata a leitura, e sobretudo, a literatura: de um encontro verdadeiro com o outro?
Como editora, uma das minhas maiores angústias é não conseguir atender a todos os escritores como eu gostaria. Ler todos os originais, publicar todos os livros, investir o que cada um deles exige para que ganhem o mundo e os seus leitores. Num país marcado por desigualdades sociais consideráveis, pelos baixos investimentos em educação e cultura, pela predominância massacrante da cultura audiovisual diante da escrita e da leitura, editar livros é uma tarefa especialmente desafiadora. Do enfrentamento desse desafio, surgiu o Escritor Profissional, um curso online cuja proposta seria auxiliar escritores de todo Brasil em sua trajetória rumo à publicação e projeção dos seus livros no mercado. Ao final do curso, os alunos teriam ainda o desafio de escrever um conto para ser publicado em uma coletânea.
E eis que, hoje, seis meses após sua criação, o Escritor Profissional já soma quase 300 alunos inscritos em todo o país. Os contos que integram esse volume são o resultado da produção da nossa turma pioneira, uma turma especialíssima – atenta, generosa e, principalmente, marcada pelo engajamento e pelo amor ao ofício da escrita.
Os textos que o leitor encontrará aqui são, como se pode imaginar, os mais diversos, uma vez que se trata de uma coletânea que reúne autores com trajetórias as mais diferentes, e cujo ponto em comum, a princípio, é o fato de terem cursado o Escritor Profissional – ainda que posteriormente tenham surgido tantos outros.
Os universos temáticos explorados vão do encontro amoroso aos receios existenciais diante da finitude, passando pelas questões históricas clássicas de gênero e classe. No que diz respeito à linguagem, há textos mais e menos maduros, mas em todos encontramos vitalidade, singularidade e a promessa de um caminho prolífico.
Gostaria de terminar esse prefácio desejando, a cada um desses escritores, que tenham paixão e persistência em suas jornadas. Afinal, escrever não é nada fácil, mas ter escrito, sem dúvida alguma, compensa.
Flávia Iriarte

Contos / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Escritor Profissional – Coletânea de Contos

Similares

(2) ver mais
Escritor Profissional – Coletânea de Contos
Escritor Profissional – Coletânea de Contos

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 6
5
ranking 83
83%
4
ranking 0
0%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Gui Olí
cadastrou em:
12/02/2016 11:17:57
Nantai
editou em:
16/01/2017 22:16:12