Esculpido na Areia

Esculpido na Areia Cathryn Jakobson Ramin


Compartilhe


Esculpido na Areia





Por que não nos lembramos de onde deixamos as chaves? Ou o título do filme a que assistimos semana passada? Quem tem mais de 40 anos sabe que o esquecimento pode nos assustar, frustrar e desestruturar. Com humor e empatia, a jornalista Cathryn Jakobson Ramin destrincha os fatores que determinam o envelhecimento do cérebro e oferece esperança a todos que possam vir a enfrentá-lo.



Num simples jantar entre amigos, Ramin percebe que a conversa às vezes fraqueja. Os interlocutores fazem um grande esforço para se lembrar do endereço do restaurante, do nome de um chef premiado ou do rótulo de um vinho que experimentaram. Ela mesma anda tendo dificuldade para lembrar-se de certas informações no seu trabalho como jornalista freelancer.



Decide, então, virar cobaia, ao procurar respostas para sua própria perda de memória e falhas de concentração. Examinando uma grande variedade de fatores genéticos, bioquímicos e ambientais que atrapalham as conexões entre nossos 100 bilhões de neurônios, sobretudo no hipocampo, Ramin empreende dez métodos para aperfeiçoar a cognição. O leitor acompanha essa viagem, que passa por consultas com pesquisadores e médicos nas áreas de sono, estresse, dano cerebral, hormônios, genética e demência, além de especialistas em nutrição, psicologia cognitiva e no novo campo de aperfeiçoamento da memória a partir de remédios.



Ela conta os aspectos positivos e negativos de medicamentos como o Stavigile; experimenta suplementos alimentares e neurofeedbacks. Conversa com especialistas, como o Prêmio Nobel Eric Kandel, sobre o que poderia contribuir para a jovialidade mental; a chave seria a criação de “reservas mentais” a partir de desafios que utilizam diferentes partes do cérebro, como aprender um idioma desconhecido ou estudar arte. A alimentação e o exercício físico também são importantes.



Esculpido na Areia apresenta novas descobertas científicas, ilumina as regiões mais escuras do cérebro humano e revela confissões íntimas de adultos de meia-idade que, como tantos outros, querem saber a todo custo o que acontece no andar de cima.

Bem estar e lazer / Medicina e Saúde

Edições (1)

ver mais
Esculpido na Areia

Similares

(6) ver mais
Sobre a Morte e o Morrer
A Memória e o tempo
A Arte de Esquecer
O Cérebro Que Se Transforma

Estatísticas

Desejam1
Trocam2
Avaliações 4.0 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Sávio
cadastrou em:
21/09/2009 12:35:43
James
editou em:
21/11/2018 02:20:39