Esperança feminista

Esperança feminista Debora Diniz...


Compartilhe


Esperança feminista





Debora Diniz e Ivone Gebara – dois grandes nomes do feminismo brasileiro – se encontram para pensar a esperança feminista.

Em Esperança feminista, Debora Diniz e Ivone Gebara – duas das principais vozes do feminismo brasileiro – se encontram para pensar a ação feminista a partir de doze verbos políticos e poéticos.

Professora universitária, Debora Diniz é conhecida amplamente pela sua atuação para garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, incluindo a descriminalização do aborto. Pela reação de extremistas à sua atuação, foi obrigada a se autoexilar em 2018. Recebeu mais de cem prêmios, entre eles o prestigioso Dan David, pelo trabalho acadêmico em igualdade de gênero, e foi indicada pela importante revista Foreign Policy um dos cem pensadores globais de 2016.

Ivone Gebara é uma freira católica ecofeminista que, devido à teologia crítica que fazia – e faz – e à sua postura sobre a descriminalização do aborto, foi proibida pelo Vaticano, durante vários anos, de falar em público e divulgar suas ideias. O enfoque que dá a valores como autonomia e liberdade da mulher, que tradicionalmente são negados pela Igreja católica, faz com que seja inspiração para grupos feministas, como o importante Católicas pelo Direito de Decidir.

Em comum, as autoras trazem o estranhanhamento de uma conjugação patriarcal naturalizada, a celebração da alegria feminista e uma vida de desobediência criativa ao patriarcado e suas tramas.

"Quem lê Esperança feminista percebe como é necessário ao projeto intelectual feminista criar aproximações éticas, amorosas e de cumplicidade entre nós. A identidade do feminismo pode ser capaz de reafirmar um ponto de vista dissonante ao extermínio dos direitos humanos, ao sequestro de nossa autoria e inclinado ao reposicionamento de nossa identidade."
Do texto de orelha, de Carla Akotirene

Não-ficção / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Esperança feminista

Similares


Resenhas para Esperança feminista (13)

ver mais
Muito bom, porém, faltou objetividade.
on 1/4/22


Achei interessante a ideia de discorrer sobre o feminismo a partir da escolha de doze verbos. As autoras (que são maravilhosas!) fizeram um ótimo trabalho no desenvolvimento desta ideia. Só gostaria que os textos fossem mais claros e diretos. É preciso clareza e objetividade para alcançar o maior número de pessoas e sinto que falta isso nos livros do gênero. Senti que esta falta comprometeu o meu aproveitamento do conteúdo. Fora isso, recomendo a leitura.... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam1
Avaliações 4.2 / 35
5
ranking 54
54%
4
ranking 31
31%
3
ranking 11
11%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Jenifer
cadastrou em:
12/02/2022 09:19:41
Jenifer
editou em:
12/02/2022 09:19:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR