Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella


Compartilhe


Estação Carandiru





O médico Drauzio Varella relata dez anos de atendimento voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, o maior presídio do Brasil, e mostra como um código penal não-escrito organizava o comportamento da população carcerária.

Em 1989, o médico Drauzio Varella iniciou na Detenção um trabalho voluntário de prevenção à AIDS. Entre os mais de 7200 presos, conheceu pessoas como Mário Cachorro, Roberto Carlos, Sem-Chance, seu Jeremias, Alfinete, Filósofo, Loreta e seu Luís. Não importava a pena a que tinham sido condenados, todos seguiam um rígido código penal não escrito, criado pela própria população carcerária. Contrariá-lo poderia equivaler à morte.

O relato de Drauzio Varella neste livro tem as tonalidades da experiência pessoal: não busca denunciar um sistema prisional antiquado e desumano; expressa uma disposição para tratar com as pessoas caso a caso, mesmo em condições nada propícias à manifestação da individualidade.

Não-ficção

Edições (3)

ver mais
Carandiru
Estação Carandiru
Estação Carandiru

Similares

(23) ver mais
Carcereiros
Diário de Guantánamo
Enjaulados
Zika

Resenhas para Estação Carandiru (121)

ver mais
on 1/9/13


Fiz o caminho inverso e li antes o "Carcereiros" (último livro do autor) e depois o "Estação Carandiru". O dr. Drauzio Varella já havia chamado minha atenção com o primeiro que me chegou às mãos e o segundo apenas consolidou o que eu já pensava a seu respeito. Me agrada muito a maneira franca como o autor descreve a própria experiência na Casa de Detenção. Especialmente porque ele não tenta se pintar como um super herói, ou como alguém inatingível, um "bastião da ciência". Neste livr... leia mais

Vídeos Estação Carandiru (2)

ver mais
Estação Carandiru

Estação Carandiru

Estação Carandiru - Dr. Dráuzio Varella ? Junior Costa

Estação Carandiru - Dr. Dráuzio Varella ? Jun


Estatísticas

Desejam757
Trocam91
Avaliações 4.2 / 6.681
5
ranking 47
47%
4
ranking 35
35%
3
ranking 16
16%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

30%

70%

Patrick
cadastrou em:
17/04/2009 13:50:14