Estrangeiros para nós mesmos

Estrangeiros para nós mesmos Julia Kristeva


Compartilhe


Estrangeiros para nós mesmos





Você é estrangeiro, está cansado de estrangeiros, sente-se estrangeiro em seu próprio país? Então, este livro é feito sob medida para você, seu mal-estar, sua irritação, sua dor.

Uma das questões fundamentais que este final de séxulo XX nos impõe diz respeito, precisamente, ao "outro", o estranho, o estrangeiro. Como conviver com ele sem rejeitá-lo, menos ainda ceder à tentação de absorvê-lo?

Julia Kristeva nos convida a pensar a estranheza e a alteridade, numa viagem através da história. Dos gregos e seus metecos, passando por São Paulo, que fez dos trabalhadores imigrantes seus primeiros convertidos, sem esquecer Rabelais, Montaigne, Erasmo, Montesquieu, Diderot e Kant, até Camus e Nabokov, muitos meditaram sobre as maravilhas e as agruras da vida estrangeira. As inquietantes idéias de Freud arrematam esse longo percurso, sugerindo uma nova ética: não mais integrar o estrangeiro, mas respeitar sua votnade de viver diferente. Um direito que tem íntima relação com nosso próprio direito à singularidade, consequência, afinal, e das mais legítimas, dos direitos e deveres do homem.

Edições (1)

ver mais
Estrangeiros para nós mesmos

Similares

(1) ver mais
Meu alfabeto

Resenhas para Estrangeiros para nós mesmos (0)

ver mais
Denso
on 11/1/22


"O universo é uma espécie de livro do qual não se leu senão a primeira página quando somente se viu o seu país" É um livro muito bom acerca do que ele se propõe. Extremamente denso. Muita coisa, muita informação. Demorei meses pra terminar, mas consegui. Recomendo aos estudiosos da estrangeiridade.... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 15
5
ranking 33
33%
4
ranking 47
47%
3
ranking 13
13%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Carolina
cadastrou em:
03/09/2009 17:57:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR