Livro-texto indicado a alunos de logística como obra de apoio em cursos de graduação e pós-graduação em administração de empresas, engenharia de produção e ciências que englobem a logística e cursos de mestrado. Leitura fundamental aos profissionais responsáveis pela gerência das empresas.Estratégia e gerenciamento de logística é dividido em quatro partes. Na primeira, é apresentado o papel estratégico da logística na cadeia de suprimento, priorizando a resposta às necessidades dos clientes. Na Parte 2, os autores discutem o modelo de logística por eles apresentado, enfocando a necessidade de oferecer melhores produtos e serviços que os concorrentes. A Parte 3 focaliza a importância do apoio dos fornecedores nas tarefas de logística e fornece abordagens para a colaboração e a interação na cadeia de suprimentos. A quarta e última parte esboça os desafios futuros da logística. O livro é enriquecido por diversos estudos de caso de empresas como Xerox, Nabisco, Honda, entre outras. Oferece, ainda, exercícios, resumos e referências bibliográficas completas.