Estrela Distante

Estrela Distante Roberto Bolaño


Compartilhe


Estrela Distante (Coleção Folha Literatura Ibero-Americana #14)





George Steiner, crítico que Roberto Bolaño admirava, propôs como emblema da imbricação entre cultura e barbárie a imagem do funcionário nazista que, durante o dia, trabalha num campo de extermínio e, à noite, recolhe-se aos seus aposentos para ler Goethe ou escutar Bach. Bolaño, que sabia que o nazismo, embora derrotado em 1945, talvez jamais desaparecesse do mundo, publicou em 1996 um livro no qual transpunha da Europa a seu continente natal a constatação de Steiner: A literatura nazista na América era o seu título.

No último capítulo, resumia, em poucas páginas, a história do infame Ramírez Hoffman, poeta de vanguarda e torturador a serviço do governo de Pinochet. Na novela Estrela distante, do mesmo ano, retomou, com fôlego mais amplo, a figura de Hoffman, que então se chama Carlos Wieder – em alemão, "outra vez": modo de nomear a persistência do nazismo como eterno retorno ou compulsão à repetição, "mal absoluto" (isto é, recorrente, perpétuo, infernal) sempre a nos ameaçar.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Estrela Distante
Estrela Distante

Similares

(1) ver mais
47 Contos de Juan Carlos Onetti

Resenhas para Estrela Distante (13)

ver mais
Estrela Memória ou o Sentido de se vingar contra ausência
on 11/6/15


"Estrela Distante" tem como ponto de partida o sumiço de Carlos Wieder ou Alberto Tuiz-Tagle. Bolaño urdiu "Estrela distante" como uma espécie de poema em prosa e construiu um mosaico sobre o ato de desaparecer, com o intuito de compreender a ausência em tempos sombrios. Para tanto, lançou seu personagem como paradigma de todos aqueles que desapareceram. É certo que Gabriel García Márquez justapôs todos os ditadores da América Latina num só em "O outono do patriarca". "Estrela Dis... leia mais

Estatísticas

Desejam80
Trocam3
Avaliações 4.0 / 232
5
ranking 32
32%
4
ranking 40
40%
3
ranking 22
22%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

56%

44%

Helena
cadastrou em:
26/05/2012 16:21:36