Estudando Teoria da Contabilidade

Estudando Teoria da Contabilidade Sérgio de Iudícibus
Marion


Compartilhe


Estudando Teoria da Contabilidade


Organizador(a): Jose Francisco Ribeiro Filho, Jorge Lopes e Marcleide Pederneiras




Este livro é resultado de um trabalho colaborativo de 32 professores e pesquisadores provenientes de programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Ciências Contábeis de diversas universidades brasileiras. Os 19 capítulos que integram a obra foram denominados unidades, que estão assim discriminadas: uma visão teórico-reflexiva da teoria da contabilidade; origem e evolução histórica da contabilidade; base epistemológica para a teoria da contabilidade; conceito e objetivos da contabilidade; princípios e normas contábeis; ativo e sua avaliação; passivo e sua mensuração; patrimônio líquido; provisões e reservas; depreciação, amortização e exaustão e imparidade; resultado do exercício; teoria da mensuração contábil; contabilidade aplicada ao setor público; teoria do controle aplicada ao setor público; evidenciação contábil (disclosure); normas internacionais de contabilidade; cenários internacionais de prática contábil; informação contábil e novos delineamentos teóricos em contabilidade.

Este livro oferece temáticas muito ricas e sugestivas para uma discussão aprofundada sobre o papel da Contabilidade enquanto Ciência Social, e também almeja a ampliação dessa rede de pesquisadores em Educação Contábil. Em seu conteúdo destacam-se a tamanha diversidade de pensamento e estilo encontrado nas 19 unidades programáticas, organizadas de forma a estimular a habilidade do estudante em desenvolver a percepção e a compreensão.

Cada capítulo se constitui em uma unidade didática do plano. Após a exposição do conteúdo, os estudantes dispõem de uma série de procedimentos de pesquisa, perguntas e tarefas, que servirão para fixar os assuntos e estimular estudos. Já os professores, poderão definir as unidades didáticas que comporão um curso. A escolha das unidades levará em consideração, além do tempo disponível, o direcionamento da disciplina e o estágio de formação dos estudantes.

Livro-texto para a disciplina Teoria da Contabilidade do curso de graduação em Ciências Contábeis e demais disciplinas dos cursos de graduação e de pós-graduação em contabilidade. Obra de relevante interesse para professores, graduandos, mestrandos, doutorandos, coordenadores e profissionais da contabilidade.

Didáticos / Técnico

Edições (1)

ver mais
Estudando Teoria da Contabilidade

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.0 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 50
50%

30%

70%

Adeval
cadastrou em:
04/09/2011 15:18:23
Marcos
editou em:
21/06/2015 22:21:38