Ética

Ética Benedito de Espinosa
Espinosa


Compartilhe


Ética


Demonstrada à Maneira dos Geômetras - Monolíngue




Edição monolíngue de um dos livros de maior destaque da Autêntica, traduzido cuidadosamente para a Língua Portuguesa por Tomaz Tadeu. A publicação da Ética, do filósofo holandês Benedictus de Spinoza, em nova tradução, constituiu-se em um marco para a Autêntica Editora, no ano de 2007, quando completou uma década de existência. Ela consolidou o nosso projeto de publicar traduções de obras, antigas ou modernas, consideradas clássicas, iniciativa que teve início com O Panóptico, de Jeremy Bentham. A importância que lhe concedemos é assinalada não apenas pela decisão de publicá-la primeiramente em edição bilígüe, mas também pela especial preocupação com os aspectos gráficos. Dada a constante remissão de Spinoza a passagens anteriores do texto (proposições, definições, axiomas, etc.), buscou-se dar-lhe um formato que facilitasse o movimento de ir e vir da leitura.
É, entretanto, o cuidado com o trabalho de tradução que deve , acima de tudo, ser ressaltado. O princípio normativo foi o da produção de um texto que, sem deixar de ser fiel à expressão de Spinoza, estivesse mais próximo do léxico e da sintaxe da língua presentemente utilizada do Brasil. O que podemos assegurar é que a tradução que ora entregamos aos leitores é o resultado de um trabalho demorado e meticuloso, que se beneficiou da confrontação com traduções para outras línguas, da consulta a comentaristas de variadas orientações filosóficas e dos indispensáveis recursos fornecidos pela informática.
É, pois, com a publicação deste texto clássico do pensamento ocidental, notável por sua atualidade, que a Autêntica Editora reafirma que seu projeto de tornar acessível a um número maior de leitores obras de referência obrigatória em nossa cultura.

Filosofia

Edições (8)

ver mais
Ética
Ética
Ética
Ética

Similares

(17) ver mais
Ciberética e Ética: responsabilidade em um mundo interligado pela rede digital
Manual de Ética
O Mais Potente dos Afetos: Spinoza e Nietzsche
Da amizade

Resenhas para Ética (7)

ver mais
Filosofia
on 14/7/12


Livro maravilho, Baruch de Spinoza mostra a sua visão do mundo e Deus, através de um pensamento ético, demosntrando assim que a razão/emoção convergem juntas,proporcionando o equilibrio e a harmonia tão almejada.... leia mais

Estatísticas

Desejam95
Trocam1
Avaliações 4.5 / 145
5
ranking 63
63%
4
ranking 23
23%
3
ranking 11
11%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

67%

33%

fbonillo
cadastrou em:
31/08/2010 20:18:29