Eu e Outras Poesias

Eu e Outras Poesias Augusto dos Anjos


Compartilhe


Eu e Outras Poesias





O livro "Eu", única produção literária do autor, foi lançada inicialmente em 1912. O complemento "Outras Poesias" foi adicionado às demais edições, após a morte do poeta. Seu organizador, Órris Soares, entreteceu à criação mais antiga seus poemas atuais e o resultado foi a edição publicada em 1920 pela Imprensa Oficial da Paraíba, trazendo também o prefácio do responsável pela coletânea.
Esta obra é fruto de todas as orientações e inclinações literárias vigentes de fins do século XIX até o princípio do século XX. Portanto o autor não deixa de captar inspirações de movimentos como o Parnasianismo, o Decadentismo, o Simbolismo, e já traz em sua criação vários elementos que, mais tarde, seriam defendidos pelo Modernismo.
Com estas características, sua poesia deixou perplexa a cultura intelectual brasileira. Afinal, ele não se filiava a qualquer tendência e ousava criar uma obra original, única. Vários poemas de "Eu" são considerados os mais inusitados da literatura, justamente por seu pessimismo nato e pelas palavras que traduzem a podridão absoluta da matéria, a desesperança extrema, o perecimento das idealizações românticas e a inevitabilidade da morte do corpo.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias / Ficção

Edições (30)

ver mais
Eu e Outras Poesias
Eu e Outras Poesias
Eu e outras poesias
Eu e outras poesias

Similares

(34) ver mais
O Mundo como Vontade e como Representação
Brinde Noturno & Outros Poemas
Vida e poesia de Augusto dos Anjos: para crianças, jovens e adultos
Cantáteis

Resenhas para Eu e Outras Poesias (151)

ver mais
on 2/3/13


Augusto é dos grandes. Com uma capacidade única de manter o padrão clássico da métrica e da rima enquanto dessacraliza a poesia tradicional, ele é um monstro dos versos. Em Eu e outras poesias vemos a repetição e afirmação de temas de sua obra. A morte inevitável, o materialismo em dualidade simbolismo, seu vocabulário científico e seu onipresente pessimismo. Vários dos poemas são clássicos por si só e demonstram a genialidade dele que, não é de se espantar, é quase inclassificável.... leia mais

Vídeos Eu e Outras Poesias (1)

ver mais


Estatísticas

Desejam260
Trocam30
Avaliações 4.3 / 3.007
5
ranking 55
55%
4
ranking 29
29%
3
ranking 13
13%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

37%

63%

flora
cadastrou em:
07/09/2013 16:15:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR