Eu fui Vermeer

Eu fui Vermeer Frank Wynne


Compartilhe


Eu fui Vermeer


A lenda do falsário que enganou os nazistas




Han van Meegeren (1889-1947), como acreditava e como pretendia, teria sido, certamente, um grande pintor, caso a arte moderna não tivesse questionado tudo, modificado tudo, atrapalhado tudo. A técnica de pintura tradicional, o realismo, o figurativismo, a perspectiva, que van Meegeren dominara desde cedo como um mestre, de repente não tinha mais lugar. Van Meegeren não tinha mais lugar. Ou melhor: o seu lugar era o passado. Decidiu, então, que seria um grande mestre do passado. E o foi, tão bem que acabou por enganar todo mundo: dos maiores museus e marchands da Europa a Herman Goering, o marechal do Reich.

Sues quadros eram tão próximos dos autênticos que certamente figurariam hoje no catálogo do Vernner, caso o falsário não tivesse confessado tudo. E van Meegeren teria permanecido em silêncio nãofosse uma trágica ironia do destino: tamanho foi seu enriquecimento durante a guerra que, logo apõs o fim do conflito, ele acabou preso como colaborador dos nazistas. A única defesa possível era admitir que todos aqueles quadros, de fato, eram de sua autoria, confissão em que o público se recusou a acreditar. O único recurso da corte foi exigir que van Meegeren, então, pintasse seu último Vermeer diante de um júri.

Artes / Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Eu fui Vermeer

Similares

(3) ver mais
Valfierno
O Falsário
O Grito Roubado

Resenhas para Eu fui Vermeer (3)

ver mais
Uma perfeita harmonia entre Arte e História
on 12/3/10


Um livro que não é apenas uma biografia de Han Van Meegeren,vai além disso,abre profundas indagações sobre o mercado da arte com seus personagens (artistas, marchands,críticos, peritos e outros) e galerias.O ambiente recriado pelo autor e a beleza da obra de Vermeer é o pano(tela) de fundo para este livro de F.Wynne; suas observações aos detalhes do estilo do pintor holandês,bem ilustrado, é um ponto chave para admimiradores de arte.... leia mais

Estatísticas

Desejam25
Trocam2
Avaliações 4.1 / 89
5
ranking 38
38%
4
ranking 42
42%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Nessa Gagliardi
cadastrou em:
07/01/2009 23:52:42
andre
editou em:
23/07/2018 17:07:23