Eu Servi o Rei da Inglaterra

Eu Servi o Rei da Inglaterra Bohumil Hrabal


Compartilhe


Eu Servi o Rei da Inglaterra





A exemplo da cidade de Praga, submetida ao Império Austro-Húngaro, invadida pelos nazistas, dominada pelos soviéticos e finalmente liberada, o escritor tcheco Bohumil Hrabal (1914-1997) passou por tudo na vida: foi despachante de trens durante a ocupação alemã, escriturário, carteiro, operário siderúrgico e carpinteiro de teatro. Morreu alimentando pombos da janela da clínica em que estava internado para se livrar de uma maldita dor nas juntas. Hrabal escorregou e voou do 5o andar. Ou se jogou. Personagens de seus livros, como observou um crítico sueco, costumam mesmo se atirar do 5o andar. Um final chaplinesco, típico de Hrabal, mas diferente da queda metafórica do baixinho Ditie, seu personagem no picaresco e delicioso Eu Servi o Rei da Inglaterra.



Hrabal ficou conhecido internacionalmente quando o cineasta Jirí Menzel conquistou o Oscar de melhor filme estrangeiro por Trens Estreitamente Vigiados, em 1967, baseado num livro autobiográfico, publicado dois anos antes. Nele, o escritor traça um paralelo entre o estupro do povo tcheco pelos nazistas e a progressiva desilusão moral de um jovem contaminado pela proximidade de colaboracionistas. Em Eu Servi o Rei da Inglaterra, a história, de algum modo, se completa. Ditie, o auxiliar de garçom, perde a inocência num bordel, segue à risca os conselhos do companheiro que serviu reis, casa-se com uma professora de ginástica nazista, transforma-se num rico proprietário de hotel com o fim da guerra e vai à bancarrota com a ascensão dos comunistas. O mundo de Ditie é, enfim, uma gangorra, mas o baixinho raras vezes consegue se manter nas alturas.



Por causa de suas parábolas políticas, Hrabal, que começou a publicar relativamente tarde, aos 49 anos, passou uma boa temporada no limbo editorial dos censores durante a ocupação soviética. A individualidade de seus personagens, sua incômoda independência ideológica e a franca exposição do ardente desejo sexual pelas mulheres custaram ao escritor a incompreensão dos burocratas. Ao mesmo tempo, 3 milhões de leitores tchecos não podiam estar errados e a crítica internacional não tardou a descobrir as razões de seu sucesso: autenticidade, humanismo explícito, bom humor e uma capacidade incomum de descrever a vida de operários resistentes à doutrinação política totalitária.



A literatura de Hrabal respira nos breves momentos de euforia libertária do povo tcheco, mas não procede a freqüente comparação crítica com o desbunde etílico de Jack Kerouac e Dylan Thomas. Ele, ao contrário, tinha uma inocência pagã, felliniana, de quem vê o mundo com olhos de criança. E, como um "eslavo autêntico", foi uma criatura dominada por emoções. Sua descrição da lua-de-mel com a ginasta nazista é, ao mesmo tempo, engraçada e trágica. Desse relacionamento eugênico entre a valquíria alemã e o vira-lata que dormiu com todas as mulheres de Praga não poderia jamais nascer o fundador da Nova Europa. Pena que Jirí Menzel não tenha conseguido filmar essa história. Mas ele se vingou do produtor Jirí Sirotek, que passou o livro a um diretor mais novo: chicoteou-o em público numa estréia. Um genuíno amigo de Hrabal.

Edições (2)

ver mais
Eu Servi o Rei da Inglaterra
Eu Servi o Rei da Inglaterra

Similares


Resenhas para Eu Servi o Rei da Inglaterra (3)

ver mais
!
on 4/11/17


Que brisa! Uma obra prima. Mas acho que talvez não vai agradar a todos. Começa com boa fluidez, o texto te atrai, te joga para dentro da história, que aliás, é relativamente simples, mas muito bem escrita. A medida que o personagem avança em suas aventuras há uma quebra de vínculo com a "realidade". Ele se torna cada vez mais introspectivo, onírico, senil. O escritor oscila (brilhantemente) entre gêneros literários diversos. Ora utiliza uma narrativa comum é bem regada, ora parece inco... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam2
Avaliações 4.0 / 31
5
ranking 32
32%
4
ranking 48
48%
3
ranking 13
13%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

49%

51%

jota
cadastrou em:
16/07/2009 13:17:42