Eu te escrevo de Auschwitz

Eu te escrevo de Auschwitz Karen Taïeb


Compartilhe


Eu te escrevo de Auschwitz


As cartas inéditas dos prisioneiros do campo de concentração




Eu te escrevo de Auschwitz mostra a incrível correspondência trocada entre os prisioneiros de um dos piores campos de concentração nazista e suas famílias.

Eu te escrevo de Auschwitz traz as poucas palavras, quase sempre as mesmas, enviadas de Auschwitz por quase cinco mil judeus franceses. Elas nos mostram a incrível correspondência trocada entre os prisioneiros de um dos piores campos de concentração nazista e suas famílias. As cartas escritas sob coação dos oficiais nazistas, entre os anos de 1942 e 1944, faziam parte de uma operação de propaganda – a chamada Brief-Aktion – que visava tranquilizar os parentes dos deportados e, assim, esconder o horror a que eles eram submetidos.

Termos vagos como “Está tudo bem comigo” e “Estou com saúde”, encontrados na maioria das mensagens, elucidam ainda mais a perversidade da máquina de morte nazista. Os deportados escreviam que estavam bem no exato momento em que eram encurralados. As cartas lançavam uma breve luz sobre essas vidas, e, então, se fazia escuridão. Além de trazer à tona esse acervo pouquíssimo conhecido, a autora Karen Taieb também nos apresenta outras correspondências, essas clandestinas, que revelavam verdadeiramente o inferno vivido ali. Há ainda cartas escritas por prisioneiros assim que o campo foi libertado; relatos únicos e comoventes dos sobreviventes endereçados às suas famílias. Neste livro, Karen Taieb revela uma parte desconhecida da história do Holocausto, ao mesmo tempo em que homenageia a memória das vítimas.

História / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Eu te escrevo de Auschwitz

Similares


Resenhas para Eu te escrevo de Auschwitz (14)

ver mais
21.05.2022
on 21/5/22


Gostei do livro por ter uma abordagem diferente, que é mostrar as cartas trocadas entre os deportados aos campos de concentração e amigos ou familiares. Mas fica a dúvida se era para dizer ao mundo que estava tudo bem, pois tinham certas regras ao escreverem ou se era para saber dos endereços dos familiares e irem atrás dos judeus. Em que pese ter gostado, o livro inteiro é mais do mesmo, claro que resguardada a história de cada um relatada neste livro.... leia mais

Estatísticas

Desejam27
Trocam1
Avaliações 4.1 / 47
5
ranking 49
49%
4
ranking 32
32%
3
ranking 19
19%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

11%

89%

Vitoria.Cristina
cadastrou em:
24/03/2022 14:16:03
Jenifer
editou em:
20/04/2022 12:40:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR