Eurico, o Presbítero

Eurico, o Presbítero Alexandre Herculano


Compartilhe


Eurico, o Presbítero





[O Monasticon #1] A história de amor entre Eurico e Hermengarda que se passa na Hispânia visigótica do século VIII.
Eurico e seu amigo Teodomiro de Córdoba lutam ao lado do Imperador da Hispânia, Witiza, contra os montanheses bascos rebeldes e os bárbaros Francos, seus aliados. Depois de vencer o combate, Eurico pede a Fávila, Duque da Cantábria, a mão de sua filha, Hermengarda, porém este recusa o pedido ao saber que se trata de um homem de origens humildes e riqueza módica -- para o status real da sua filha que era da alta nobreza do Reino.

Desiludido, Eurico se retira da Côrte, em Toledo, e se entrega a uma nova vida, no Sul da Ibéria, tornando-se o Presbítero da cidade de Cartéia, na antiga Província Bética, para se afastar das lembranças de Hermengarda, através das funções religiosas e da composição de poemas e hinos religiosos.

No entanto, quando ele descobre que os Sarracenos árabes e mouros estão invadindo a Península Ibérica, liderados por Tárik e Abdulaziz, alerta seu amigo Teodomiro e se transforma no enigmático Cavaleiro Negro. De maneira heróica, Eurico, agora o Cavaleiro Negro, luta em defesa da sua terra e, devido a seu ímpeto, ganha a admiração dos Visigodos e dos demais povos da Península, agora seus aliados, e lhes dá forças para combater o invasor.

Quando a vitória parece certa para os Godos Ocidentais, Sisebuto e Ebas, filhos do falecido Imperador Vitiza, traem seu povo, a fim de ganhar o trono espanhol. Logo após, Roderico, o último rei dos Visigodos, morre na Batalha de Guadalete e o povo passa a ser liderado por Teodomiro, Duque de Córdoba. Os mouros invadem o Mosteiro da Virgem Dolorosa e raptam Hermengarda. O Cavaleiro Negro a salva quando Abdulaziz, o "Amir" da Cavalaria Moura, estava prestes a profaná-la. Durante a fuga, Hermengarda é levada até as Astúrias, onde está seu irmão Pelágio (Pelayo). Em segurança numa gruta de Covadonga, Hermengarda encontra Eurico e declara seu amor por ele. Contudo, Eurico não acredita que esse amor possa se concretizar, devido às suas convicções religiosas, e revela a real identidade do Cavaleiro Negro. Ao saber disso, Hermengarda perde a razão e Eurico, ciente de suas obrigações, parte para um combate suicida contra os árabes e enfrenta os traidores Bispo Opas de Híspalis (Sevilha) e Juliano, Conde de Ceuta. . .
====
http://projectoadamastor.org/eurico-o-presbitero-alexandre-herculano/

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (36)

ver mais
Eurico, o Presbítero
Eurico, o Presbítero
Eurico, o Presbítero
Eurico, o Presbítero

Similares

(84) ver mais
O Romance de Amadis
El Cid Campeador
Cantar de Mẏo Çıd
Poema do Cid

Resenhas para Eurico, o Presbítero (70)

ver mais
on 6/1/23


Um romance de cavalaria português que merecia ser transformado em filme. A tragédia de Eurico é um épico. A luta contra invasores, o amor impossível por Hemengarda, a devoção religiosa. Tudo perfeitamente entrelaçado por Alexandre Herculano que quis deixar a marca lusitana entre tantas outras obras clássicas como El Cid, Ivanhoé e Artur da Távola. A adaptação feita para o português moderno cumpre seu papel - quase não é preciso o refúgio a um dicionário ou enciclopédia. Porém, o ... leia mais

Vídeos Eurico, o Presbítero (1)

ver mais
Episódio 44 - Eurico, o Presbítero, by Vitória Gurjão

Episódio 44 - Eurico, o Presbítero, by Vitóri


Estatísticas

Desejam49
Trocam43
Avaliações 3.4 / 718
5
ranking 21
21%
4
ranking 27
27%
3
ranking 31
31%
2
ranking 14
14%
1
ranking 6
6%

34%

66%

Kelerson.Cabral
cadastrou em:
23/06/2012 23:04:21
Jeanine
editou em:
13/09/2023 14:36:52
Jeanine
aprovou em:
13/09/2023 14:38:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR