Eurico, o Presbítero

Eurico, o Presbítero Alexandre Herculano


Compartilhe


Eurico, o Presbítero





[O Monasticon #1] Eurico, nobre gardingo na Côrte do Rei Witiza, em Toledo, sofre uma grande desilusão quando é impedido de casar-se com Hermengarda, filha do orgulhoso Duque Fávila. Então se retira, trocando a armadura de guerreiro pela humildade do Presbitério em Cartéia, cidade da antiga província Bética, à sombra do Monte Calpe — Gibraltar. Prevê o avanço de nuvens negras sobre a Hispânia cristã, quando se dá a invasão dos Sarracenos árabes e mouros em 711 A.D. Nas hostes cristãs, em debandada, sobressai o heroísmo do «cavaleiro negro», que ninguém sabe quem é! (...) Hermengarda é aprisionada pelo "Amir" dos mouros, Abdulaziz, até que surge o Cavaleiro Negro para o resgate. . .

Um romance histórico (da 1ª fase do Romantismo português, publicado em volume de 1844) em que o celibato clerical torna impossível o amor entre dois jovens.

[In e Apud: "Eurico, o presbítero, de Alexandre Herculano: o amor impossível num romance histórico-trágico-passional" (2011) / Hugo Lenes Menezes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí]:
"(...) Eurico, o presbítero, ao lado de O monge de Cister (1848), integra "O Monasticon", título geral que Herculano atribui ao ciclo de romances históricos (que afinal fica em aberto) acerca da insubmissão e inadequação das paixões humanas às convenções, especificamente, à da disciplina clerical, tratada de modo romântico pelo autor, na linha do conflito entre o sentimento, o amor impossível por Hermengarda, e a instituição; entre liberdade individual e lei social, desejo e norma limitadora. Depois, o mesmo tema é retomado por Eça de Queirós em O crime do padre Amaro (1875), num enfoque realista-naturalista, “à luz da observação e da experiência; mas os dados dessa são sujeitos também às preocupações doutrinárias da nova escola, que exagerava no sentido contrário ao do Romantismo” (FIDELINO DE FIGUEIREDO, História Literária de Portugal: séculos XII-XX, 1960, p. 428)."

"(...) Os amores do gardingo de Toledo com a filha do duque de Cantábria [...] representam o triunfo da poderosa natureza sobre as convenções importunas dos homens – a batina do sacerdote não pudera extinguir no coração do cavaleiro godo o amor, atração iniludível e criadora de tudo quanto vive. Com mão resoluta e firme, Eça de Queirós, no mesmo problema do celibato do sacerdócio, levou a conclusão [a outro] fim [...] no livro iniciador, "O Crime do Padre Amaro". (TEIXEIRA DE QUEIRÓS, Centenário de Nascimento de Alexandre Herculano, 1910, p. 3."

Alexandre Herculano renova a tradição dos romances de cavalaria e das canções de gesta (chansons de geste), dos jograis do Trovadorismo, para a criação do romance de ficção histórica em língua portuguesa.
====
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gibraltar
https://pt.wikipedia.org/wiki/Visigodos
https://www.infopedia.pt/$cancao-de-gesta
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/eurico.html

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (36)

ver mais
Eurico, o Presbítero
Eurico, o Presbítero
Eurico, o Presbítero
Eurico, o Presbítero

Similares

(84) ver mais
O Romance de Amadis
El Cid Campeador
Cantar de Mẏo Çıd
Poema do Cid

Resenhas para Eurico, o Presbítero (70)

ver mais
on 6/1/23


Um romance de cavalaria português que merecia ser transformado em filme. A tragédia de Eurico é um épico. A luta contra invasores, o amor impossível por Hemengarda, a devoção religiosa. Tudo perfeitamente entrelaçado por Alexandre Herculano que quis deixar a marca lusitana entre tantas outras obras clássicas como El Cid, Ivanhoé e Artur da Távola. A adaptação feita para o português moderno cumpre seu papel - quase não é preciso o refúgio a um dicionário ou enciclopédia. Porém, o ... leia mais

Vídeos Eurico, o Presbítero (1)

ver mais
Episódio 44 - Eurico, o Presbítero, by Vitória Gurjão

Episódio 44 - Eurico, o Presbítero, by Vitóri


Estatísticas

Desejam49
Trocam43
Avaliações 3.4 / 718
5
ranking 21
21%
4
ranking 27
27%
3
ranking 31
31%
2
ranking 14
14%
1
ranking 6
6%

34%

66%

Edward.Iamamoto
cadastrou em:
11/11/2014 23:12:55
Jeanine
editou em:
13/09/2023 14:24:47
Jeanine
aprovou em:
13/09/2023 14:25:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR