Evangelii Gaudium

Evangelii Gaudium Papa Francisco


Compartilhe


Evangelii Gaudium (A Voz do Papa #198)


Exortação Apostólica Sobre o Anúncio do Evangelho no Mundo Atual




Evangelii gaudium - A alegria do Evangelho - é a primeira Exortação Apostólica do pontificado de Papa Francisco. Trata do anúncio do Evangelho no mundo atual. Nesta obra o Papa se refere amplamente à alegria, sobretudo a alegria que vem do encontro com o Senhor.
O Documento está organizado em cinco capítulos: a transformação missionária da Igreja, a crise do compromisso comunitário, o anúncio do Evangelho, a dimensão social da evangelização, evangelizadores com espírito. Resgata as dimensões de participação e de colegialidade proposta pelo Vaticano II, apontando para a necessidade de uma descentralização da Igreja.
Podemos sintetizar com as palavras do próprio Papa a temática abordada na Exortação: "Escolhi propor algumas diretrizes que possam encorajar e orientar, em toda a Igreja, uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e dinamismo. [...] decidi, entre outros temas, me deter amplamente sobre as seguintes questões: a) A reforma da Igreja em saída missionária; b) As tentações dos agentes pastorais; c) A Igreja vista como a totalidade do povo de Deus que evangeliza; d) A homilia e a sua preparação; e) A inclusão social dos pobres; f) A paz e o diálogo social; g) As motivações espirituais para o compromisso missionário" (n. 17).

Religião e Espiritualidade

Edições (3)

ver mais
Evangelii Gaudium
Evangelii Gaudium
Evangelii Gaudium

Similares

(9) ver mais
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015 - 2019
Carta Encíclica Laudato Si’ (Louvado Seja)
Lumen Fidei
Missão é servir

Resenhas para Evangelii Gaudium (2)

ver mais
Evangelii Gaudium - Papa Francisco
on 22/4/14


O documento Evangelii Gaudium é apresentado a Igreja em cinco capítulos e cada um destes vai, de maneira metodológica, traçando o projeto missionário da Igreja no papel de anunciar o Evangelho, partindo do mesmo, das indicações di Sínodo dos bispos sobre a Nova evangelização e também da própria visão do Papa Francisco sobre as necessidades dos homens e mulheres de nosso tempo. Ao falar da alegria que se renova e comunica o Santo Padre discorre sobre Deus e da alegria que d’Ele emana, ... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam3
Avaliações 4.6 / 119
5
ranking 71
71%
4
ranking 22
22%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Diego
cadastrou em:
28/11/2013 17:02:04
André
editou em:
03/10/2018 16:30:14