Evidência da História

Evidência da História François Hartog


Compartilhe


Evidência da História (Coleção História e Historiografia #5)


O que os Historiadores veem




A história é feita de evidências. Ela é relatada, escrita. Desde Heródoto, o fazer história é uma questão de olhar e de visão. Ver e dizer, escrever o que se passou e apresentá-la tal como foi vista, à semelhança de um espelho: e é aí que se encontram alguns dos problemas que vêm constituindo a rotina do historiador até os dias atuais.
As numerosas reformulações na historiografia moderna prosseguiram nesse trabalho entre as fronteiras do visível e do invisível, com a ambição de obter uma visão real das coisas a partir de um olhar analítico, mais abrangente e profundo. E com o término do século XX, essa intensa evidência da história passa a ser questionada. Que papel cabe, daqui em diante, ao historiador frente ao “desafio narrativista”, à relevância tanto da testemunha quanto do juiz, no exato momento em que memória e patrimônio se tornaram evidências? Essa e outras questões são analisadas nesta obra escrita por François Hartog, um dos mais importantes historiadores franceses da atualidade.


Folha de São Paulo, 19/11/2011:
"O livro analisa o legado da história como forma de conhecimento. O início do volume traz um estudo sobre a história antiga. Outro tópico de destaque trata das reformulações pelas quais passou a historiografia moderna e reflete sobre o verdadeiro papel dos historiadores. François Hartog, autor do volume, é doutor em historiografia antiga e autor de diversos livros."

História / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Evidência da História

Similares

(45) ver mais
Crer em História
Os antigos, o passado e o presente
Memória de Ulisses
Regimes de Historicidade

Resenhas para Evidência da História (2)

ver mais
Ver e escrever (n)a História
on 20/7/20


Segundo livro da trilogia não-oficial proposta por François Hartog sobre a teoria da história e a historiografia ocidentais. Assim como o primeiro livro, as reflexões feitas aqui são excelentes para todos os historiadores e cabe falar um pouco sobre elas. O livro é dividido em duas partes: Ver na Antiguidade, em que o autor dedica seis capítulos às historiografias grega e romana. O fio condutor é a noção de visão, que envolve uma passagem pela memória e pela retórica. Juntas,... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam1
Avaliações 4.4 / 16
5
ranking 63
63%
4
ranking 25
25%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

52%

48%

Wes Janson
cadastrou em:
20/11/2011 12:08:51
Hezrom Vieira
editou em:
21/04/2018 11:50:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR