Ewé Òrìsà

Ewé Òrìsà José Flavio Pessoa de Barros...


Compartilhe


Ewé Òrìsà


Uso Litúrgico e Terapêutico dos Vegetais nas Casa




A história dos africanos e seus descendentes nas Américas é repleta de intercâmbios entre os dois continentes. Várias espécies de vegetais foram trazidas da África para o Brasil com fins litúrgicos, e muitas foram daqui levadas e adaptadas pelos povos das diversas regiões da atual Nigéria.

Através de uma linguagem acessível, Ewé Òrìsà: Uso Litúrgico e Terapêutico dos Vegetais nas Casas de Candomblé Jêje-Nagô, de José Flavio Pessoa de Barros e Eduardo Napoleão, apresenta o sistema classificatório dos vegetais, segundo a própria visão dos jêje-nagôs, e o culto em louvor a Osányìn (o patrono dos vegetais), que está inserido na tradição oracular do sistema divinatório de Ifá com seus korin ewé (cânticos sagrados).

A obra procura compor uma monografia para cada vegetal analisado, relacionando-os aos elementos naturais, orixás correspondentes, assim como sua utilização dentro dos terreiros. Nas comunidades-terreiro, reduto deste conhecimento ancestral, é comum ouvir-se “Kosí ewé kosí òrìsà”, “sem folha não há orixá”. Ewé Òrìsà constitui-se em leitura de grande utilidade, não só para iniciados, mas também para todos que se dedicam aos estudos dos vegetais nas áreas da religião, antropologia, etnobotânica e botânica.

Culturalmente, a existência da relação homem/vegetal é de suma importância para o elemento negro, seja ele da África ou do Brasil. Pode-se deduzir que a chegada de levas de escravos ao continente americano conduziu-os, obrigatoriamente, a um confronto com a flora aqui existente; havia necessidade de encontrar elementos vegetais que, de alguma forma, reproduzissem as espécies da floresta original. Também é comum a utilização das plantas tanto na liturgia das casas-de-sento como em seus conteúdos ligados à preservação da saúde. São destes importantes aspectos que falam os autores deste livro.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Ewé Òrìsà

Similares

(1) ver mais
Fragmentos de Umbanda

Resenhas para Ewé Òrìsà (1)

ver mais
Pesquisa primorosa! Desconheço livro melhor no assunto!
on 6/6/20


José Flávio Pessoa de Barros, um antropólogo e etnólogo espetacular. O índice no final (tanto para as plantas em yorùbá, para os nomes comuns e para os nomes científicas) mostram muito cuidado ao leitor!! Fantástico!... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam2
Avaliações 4.4 / 5
5
ranking 40
40%
4
ranking 60
60%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Arariboia
cadastrou em:
07/08/2011 19:23:44
Tete
editou em:
15/08/2023 13:59:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR