Exercícios

Exercícios Hilda Hilst


Compartilhe


Exercícios (Coleção Folha Literatura Ibero-Americana #24)





Paulista de Jaú, Hilda Hilst (1930-2004) foi uma das mais versáteis escritoras brasileiras do século 20. Para o crítico Anatol Rosenfeld, "Hilst pertence ao raro grupo de artistas que conseguiram qualidade excepcional em todos os gêneros literários que se propôs – poesia, teatro e ficção". Organizador do presente volume, Alcir Pécora adverte que "Exercícios" reúne "quase dez anos de escritos poéticos de Hilda Hilst, quando ela era em parte uma escritora diferente da que se ia tornar, sobretudo depois que suas experiências de prosa passarão a atuar na configuração de sua poesia".

Diferente, mas não menos relevante: na obra, Hilst, por um lado, adota uma dicção arcaizante e medieval e, por outro, desenvolve uma poesia que Pécora qualifica de "órfica", com influência de Rainer Maria Rilke (1875-1926). Para a música, a obra se revelou fundamental: primo de Hilst, o compositor Almeida Prado (1943-2010) se consagrou ao musicar os "Pequenos Funerais Cantantes ao Poeta Carlos Maria de Araújo", que abrem o livro.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (2)

ver mais
Exercícios
Exercícios

Similares

(21) ver mais
Do Desejo
Por que ler Hilda Hilst
Grandes chances de morrer lentamente
Cartas de um Sedutor

Resenhas para Exercícios (2)

ver mais
5 estrelas
on 2/7/15


O primeiro livro de poesias que eu li de H.H. e minha admiração por ela só cresce. Nesse livro que reúne algumas obras da autora ainda no início de carreira, mas que já tratam de assuntos muito recorrentes em suas obras posteriores. ... leia mais

Estatísticas

Desejam43
Trocam1
Avaliações 4.2 / 115
5
ranking 45
45%
4
ranking 30
30%
3
ranking 19
19%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

43%

57%