Exu

Exu Vagner Gonçalves da Silva


Compartilhe


Exu (Coleção Orixás)


O guardiã da casa do futuro




Entre as divindades cultuadas pelas religiões afro-brasileiras, nenhuma tem provocado tanta polêmica quanto Exu. Por se tratar de uma entidade associada à sexualidade e à fertilidade, seu culto de origem africana, quando descoberto pelos europeus séculos atrás, foi alvo de preconceitos e mal-entendidos. Sua demonização foi inevitável, tanto na África quanto nas Américas para onde seu culto foi trazido, preservado e transformado pelas comunidades africanas e seus descendentes, num diálogo intenso com a colonização católica e as práticas indígenas locais.
Exu é um livro um pouco diferente dos títulos publicados anteriormente pela Pallas Editora na Coleção Orixás. Ele não trata de detalhes de culto “visto de dentro”, de listas de correspondências simbólicas ou de outras informações desse teor, mas discute o significado e o processo por meio do qual se configurou a entidade hoje cultuada nas diversas religiões afro-brasileiras. Fala de seus mitos, do seu papel no panteão africano e brasileiro, de suas relações com o cotidiano do povo.
Incompreendido quando veem nele apenas um arauto do mal, sob a ótica das religiões que professam dicotomias maniqueístas (bem e mal), Exu soube dar a volta por cima e mostrar seu poder de inversão ao difundir a possibilidade de também fazer o bem, ainda que sob a capa preta ou usando nomes associados aos chamados demônios judaico-cristãos. Nesse sentido, expressa seu poder de negociação e de interligação entre mundos sociais e religiosos inicialmente distantes, mas que se tocam por força da história.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Exu

Similares

(11) ver mais
Iansã
Obá
Nanã
Iroco

Resenhas para Exu (1)

ver mais
Abordagem interessante de uma figura emblemática
on 25/5/22


Com caráter antropológico, o autor discorre sobre a figura do Exu e suas disparidades entre diferentes grupos religiosos e entre diferentes localidades, enriquecendo sua construção narrativa com mitos que são apresentados em diversos pontos. Além disso, discorre também sobre a origem da demonização da figura exu e também sobre as suas origens de suas facetas estéticas. Uma obra bastante interessante para quem se interessa pela religiosidade a partir de um viés antropológico.... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 20
5
ranking 55
55%
4
ranking 25
25%
3
ranking 15
15%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

33%

67%

@vilmar_martins
cadastrou em:
09/10/2015 18:46:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR