Fábulas Completas

Fábulas Completas Esopo


Compartilhe


Fábulas Completas





Dentro do projeto de publicar clássicos da literatura mundial, a Cosac Naify apresenta mais um material inédito: 383 fábulas atribuídas a Esopo traduzidas diretamente do grego por Maria Celeste C. Dezzotti, professora da Unesp, que propôs uma maneira completamente original de organizar a obra. A tradutora optou por utilizar como fontes a compilação do editor Émilie Chambry –tida como referência – e acrescentar a do também editor Ben Perry, mais atual e completa que a anterior. Com isso, somam-se 26 fábulas ao corpus comumente usado.

Outra novidade proposta pela tradutora é a disposição da moral, que vem separada da narrativa para deixar claro o seu caráter de argumentação – e não de conduta ou comportamento, como se convencionou atribuir às fábulas. A editora convidou o jovem artista Eduardo Berliner – destaque na 30ª Bienal de São Paulo – para também renovar a interpretação pictórica das fábulas, dispostas nesta edição em ordem alfabética.

Ao incorporar a ideia de que os textos trazem animais metaforizando homens, Berliner misturou partes dos corpos de animais e de humanos, em situações tão irônicas e perturbadoras quanto as narradas no texto. Em nanquim preto, as inteligentes ilustrações dividem espaço com as fábulas impressas em vermelho, dispostas cada uma em uma página, como se a proposta fosse oferecer ao leitor um texto por dia. Esse conceito é reforçado pelo tamanho do livro, de proporções pequenas e confortáveis para a leitura.

Como diz a professora de literatura grega da USP Adriane Duarte, que assina a apresentação do livro: “Os desenhos de Eduardo Berliner são cheios de referências contemporâneas, estimulando os leitores a ver a fábula como algo vivo, que diz respeito ao mundo que habitamos”. Assim, a edição de Esopo – fábulas completas revisita as fábulas gregas em uma experiência de leitura completamente nova. É, ao mesmo tempo, uma referência acadêmica e uma ótima porta de entrada para se deliciar com os tão conhecidos animais de Esopo.

Fábula / Fantasia

Edições (1)

ver mais
Fábulas Completas

Similares

(17) ver mais
Fábulas Cruéis
Decameron
Antologia da Literatura Fantástica
Odisséia

Resenhas para Fábulas Completas (14)

ver mais
[ESOPO - Fábulas completas]
on 8/4/20


Os ensinamentos morais são variáveis e diversos, alguns são bem repetitivos. Mas, valeu a pena! Obs: não é uma edição infantil, não tem fotos e os desenhos são interpretativos. Para quem deseja ler ou presentear uma crianca CUIDADO algumas fábulas apresentam um conteúdo adulto.... leia mais

Estatísticas

Desejam273
Trocam1
Avaliações 4.0 / 286
5
ranking 38
38%
4
ranking 34
34%
3
ranking 22
22%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

30%

70%

MHS
cadastrou em:
01/09/2013 10:46:20
Luana
editou em:
15/01/2018 12:45:58